PRIMEIROS PASSOS NA CAMINHO DO "CONHECIMENTO"

Seu filho é um aluno do primeiro ano! Ontem ele ainda era um pequeno e dependia totalmente de você. Mas hoje, ele foi para a escola e esses são os primeiros passos importantes na vida dele. Sim, seu filho amadureceu, mas agora, como estudante, ele precisa muito de sua ajuda e apoio.

Como ajudar seu filho a não se perder? Como transmitir confiança de que tudo vai ficar bem? Como organizar a atividade do seu filho para que o aprendizado traga alegria?

A entrada no primeiro ano é um momento de transição na vida da criança.

O início da educação escolar é um grande estresse para cada criança. Todas as crianças, juntamente com os sentimentos de alegria e entusiasmo com tudo o que está acontecendo na escola, também sentem ansiedade, confusão e tensão.

O período de adaptação à escola, que envolve a adaptação aos seus requisitos básicos, existe para todas as crianças do primeiro ano. A duração desse período varia de criança para criança. Para alguns, pode durar de 2 a 3 semanas, para outros, vários meses, e para outros ainda, até meio ano. Isso depende de muitos fatores: as características individuais da criança, o tipo de relacionamento com os outros, o tipo de instituição de ensino (e, portanto, o nível de complexidade do programa educacional) e o grau de preparação da criança para a vida escolar.

Outro fator importante é o apoio dos adultos — mães, pais, avós e avôs. Quanto mais adultos ajudarem nesse processo, mais bem-sucedida será a adaptação da criança às novas condições.

Quais são os sinais de uma adaptação bem-sucedida?

Primeiro, é a satisfação da criança com o processo de aprendizagem. Ela gosta da escola, não sente insegurança nem medo.

O segundo sinal é quão facilmente a criança lida com o programa. Se a escola é normal e o programa é tradicional, e a criança tem dificuldades no aprendizado, é necessário apoiá-la nos momentos difíceis, sem criticá-la excessivamente pela lentidão, e também sem compará-la com outras crianças. Cada criança é única!

Se o programa for complexo e incluir o estudo de um idioma estrangeiro, fique atento para ver se essa carga é excessiva para a criança. É melhor ajustar isso a tempo, caso contrário, poderão surgir problemas de saúde. Talvez em outra classe, com menos carga, seu filho se sinta mais confortável?

É muito importante, no início, infundir confiança no aluno de que ele terá sucesso, sem deixá-lo ceder ao desânimo ("não vou conseguir!"), caso contrário, você terá que lutar contra a apatia por muito tempo.

Outro sinal de adaptação bem-sucedida é o grau de independência da criança ao realizar as tarefas escolares, e sua disposição para buscar ajuda de um adulto SOMENTE DEPOIS de tentar realizar a tarefa sozinha. Muitas vezes, os pais ajudam excessivamente seus filhos, o que pode ter o efeito oposto. A criança se acostuma a fazer os deveres com a ajuda dos pais e não quer fazer isso sozinha. Aqui, é melhor definir os limites da ajuda imediatamente e ir diminuindo-os gradualmente.

Mas o sinal mais importante, na nossa opinião, de que a criança se adaptou completamente ao ambiente escolar é sua satisfação com os relacionamentos interpessoais — com os colegas e o professor.

Freqüentemente, os pais brigam com seus filhos porque eles voltam tarde da escola, porque os amigos os chamam "sem motivo" ou porque o tempo gasto nas brincadeiras é excessivo. No entanto, seria bom lembrar que, nesse período, a criança do primeiro ano está ativamente estabelecendo contatos, procurando seu lugar no ambiente infantil, aprendendo a colaborar com outras crianças e a receber ajuda delas. Ajude seu filho nesse processo difícil! O lugar que seu filho ocupará na distribuição dos papéis sociais será determinante para todo o período de sua educação escolar. Lembre-se de como é difícil se livrar da imagem de "avareza" ou "sabe-tudo", e como muitos problemas surgem na adolescência justamente porque a criança não conseguiu se expressar adequadamente no passado.

É importante também falar sobre os relacionamentos com o professor.

A primeira professora é uma pessoa importante na vida de toda a sua família. Seria bom estabelecer imediatamente um contato estreito com ela, ouvir seus conselhos, oferecer ajuda na organização de festas e outros eventos escolares — qualquer participação sua na vida escolar será benéfica para seu filho. Seu filho ou filha terá motivo para se orgulhar de você! Sempre alinhe as expectativas para que seu filho não sofra com divergências entre vocês e o educador. Se você não concorda (ou simplesmente não entende) o método de ensino, peça para o professor explicar suas características e vantagens sobre outros métodos de ensino. Acreditamos que qualquer professor fará isso com prazer, pois ele quer ver você como um aliado, e não como um crítico.

O professor também influencia quem será o colega de carteira do seu filho. Este é um fator importante para a adaptação bem-sucedida do aluno. Pergunte como estão as relações entre as crianças que estão juntas. E talvez seu filho seja quem está atrapalhando os outros durante as aulas? Não se assuste, as crianças ainda não dominam as normas de comportamento e é bem difícil para elas ficar 35 minutos sem se distrair nessa idade. Tente conversar com seu filho sobre como é importante respeitar os outros quando eles estão trabalhando — essa é uma habilidade valiosa. E sempre elogie seu filho se ele souber lidar com essa situação com dignidade. Estimule a ajuda mútua entre as crianças, não incentive a atitude de "minha casa, meu negócio", porque quem sabe, talvez a solidariedade e o bom relacionamento entre os colegas ajudem seu filho em um momento difícil.

Saúde, equilíbrio emocional e sucesso, queridos pais!

Muitas vitórias e conquistas para seus filhos!

Atenciosamente, psicopedagoga Sokolova V.G.