Resumo. O artigo apresenta materiais sobre a preparação física profissional-aplicada, que consiste no uso otimizado de meios, métodos e formas de educação física com o objetivo de alcançar e manter as qualidades psíquicas e físicas que exigem níveis elevados durante uma atividade profissional específica. O trabalho examina os resultados do impacto das tecnologias modernas de fitness nos parâmetros da atividade de trabalho de mulheres da segunda metade da idade adulta que trabalham como engenheiras de projeto em fábricas.
Palavras-chave: Preparação física profissional-aplicada (PFPA), tecnologias de fitness, produtividade no trabalho, velocidade de processamento de informações, capacidade de trabalho mental.
Cada profissão tem suas especificidades motoras, que diferem nas condições de trabalho, características psicofisiológicas e exigem diferentes níveis de desenvolvimento de qualidades físicas e propriedades psíquicas da personalidade. O principal objetivo da PFPA é o desenvolvimento e a manutenção em níveis ótimos das qualidades psíquicas e físicas do indivíduo que são necessárias para a atividade profissional, bem como a formação das habilidades motoras aplicadas à profissão e o desenvolvimento da resistência funcional do organismo às condições de trabalho. Durante as aulas de PFPA, ocorre o fortalecimento geral do organismo, e são treinadas as qualidades necessárias para melhorar a produtividade e aumentar a resistência à fadiga ao longo do dia de trabalho. De acordo com R.T. Raevski [3], o baixo nível de desenvolvimento das qualidades físicas de jovens engenheiros nas indústrias é responsável por 24% dos atrasos no trabalho, falhas, paradas de equipamentos, e a falta de qualidades psíquicas adequadas resulta em 37% dos erros em operações de trabalho. Na indústria do petróleo, de 20 a 53% dos casos de falhas de equipamentos são causados por erros humanos nas esferas motoras, sensoriais e mentais, e cerca de 40 a 50% dos ferimentos são causados pela fadiga do analisador visual do operador. De acordo com estudos, 98% dos acidentes aéreos ocorrem devido a erros de pilotos e controladores de tráfego aéreo causados por fadiga, enquanto apenas 2% são causados por falhas nos equipamentos.
A literatura disponível analisou os trabalhos de autores [2, 3, e outros] que descrevem as características de algumas profissões modernas e as exigências para o estado físico e psíquico dos profissionais que as exercem.
Com base na análise dos trabalhos sobre as características da profissão de "Engenheiro de Projeto" e dos resultados de questionários, tentamos destacar as qualidades físicas e psíquicas comuns. Todos os tipos de trabalho relacionados ao uso de computadores são caracterizados pela monotonia da atividade, falta de movimento e a uniformidade das posturas de trabalho, a escassez de movimento durante o dia, a tensão do analisador visual, que exige concentração e atenção, além do aumento do volume da memória de curto prazo e maior resistência estática dos músculos das mãos e das costas. Durante essa atividade profissional, há um número significativo de movimentos precisos das mãos com pequena amplitude. O dia de trabalho também é marcado por posturas forçadas que levam à estagnação da circulação sanguínea nas articulações e membros inferiores. De acordo com a opinião de mulheres engenheiras de projeto, a carga principal durante o dia de trabalho recai sobre o analisador visual (33,6%), os músculos das costas (15,4%), os músculos das mãos (12,8%), e no final do dia ocorre uma diminuição na coordenação motora e na rapidez das reações (5,1%). Processos psíquicos que caracterizam a importância da realização do trabalho, como a mudança de atenção (34,1%), estabilidade da atenção (16,4%), memória visual (15,2%) e rapidez dos processos mentais (5,2%), também são impactados. Assim, no final do dia de trabalho, o maior cansaço é sentido no analisador visual, nos músculos do ombro e nas costas.
De acordo com fisiologistas, psicólogos do trabalho e educadores físicos, todos os parâmetros da atividade profissional podem ser alterados. Portanto, podem ser utilizados meios de treinamento e adaptação desenvolvidos na educação física para preparar o indivíduo para diversas atividades profissionais. Através das aulas de educação física, é possível modelar os processos e elementos do trabalho, ajudando na redução do tempo de adaptação do indivíduo às condições profissionais. O objetivo deste trabalho foi desenvolver aulas de PFPA para mulheres da segunda metade da idade adulta que trabalham como engenheiras de projeto em fábricas.
Vengerova N.N. [1] observa que, nesta fase da ontogênese, as mulheres apresentam uma diminuição nas suas capacidades de adaptação a exercícios de velocidade e força, além de piora na coordenação motora devido a processos ateroscleróticos nos vasos sanguíneos do cérebro. Por outro lado, os exercícios aeróbicos e aqueles voltados para a manutenção da mobilidade articular, bem como para a coordenação motora, são os principais para a elaboração de programas de preparação física profissional-aplicada. Nesta metodologia, foram utilizados meios de aeróbica de saúde e técnicas modernas de fitness, como exercícios de Pilates e alongamento. As aulas ocorreram duas vezes por semana, com duração de 60 minutos, sob a orientação de um instrutor.
Na parte preparatória das aulas, foram utilizadas formas de aeróbica dançante adaptadas para esse grupo etário. Na parte principal das aulas, foi realizada aeróbica de força, com foco no fortalecimento dos principais grupos musculares. Também foram aplicados exercícios de Pilates para os músculos das costas, além de exercícios de relaxamento e alongamento. Na parte final das aulas, foram aplicados exercícios de "Flex-aeróbica", que têm efeitos relaxantes e antiestresse no organismo. Durante as aulas, também foram realizados exercícios para os músculos dos olhos e dos pequenos músculos das mãos.
Após as aulas baseadas na metodologia desenvolvida, foi realizado um teste motor que revelou os seguintes resultados. O maior crescimento foi observado na resistência estática dos músculos extensores das costas (51,5%). O aumento na coordenação motora foi de 40,9%. O aumento da força nos músculos abdominais foi de 23,4%. O menor crescimento ocorreu na força dos músculos do ombro (3,7%). A profissão exige uma grande resistência dos músculos extensores das costas, portanto, durante as aulas, as mulheres realizaram exercícios focados no fortalecimento desses músculos, seguindo a metodologia de Pilates.
Durante o período das aulas de PFPA, também houve mudanças psicológicas positivas nas mulheres. Usando a metodologia de Landolt, foram analisados 4 parâmetros de capacidade de trabalho: velocidade de processamento de informações, produtividade média, resistência e precisão média dos movimentos em 10 minutos. Todos os parâmetros analisados mostraram um crescimento positivo de 27% a 50%, sendo que os maiores avanços ocorreram nos indicadores de produtividade média e precisão da execução do trabalho. O aumento no nível de capacidade de trabalho foi confirmado. A capacidade de trabalho mental foi avaliada por dois parâmetros: o número de caracteres visualizados em determinado tempo e o número de erros por 100 caracteres. No número de erros por 100 caracteres, a média caiu de x̅ = 2,22 para x̅ = 1,66, o que representa uma redução de 25,2%. Mudanças significativas nos parâmetros de capacidade de trabalho mental ocorreram quando o aumento no número de caracteres visualizados foi superior a 5%. Em 78,6% das mulheres, houve um aumento substancial nesse parâmetro. Embora não haja uma diferença estatisticamente significativa nos resultados dos testes psicológicos, observa-se uma tendência geral de melhoria de todos os parâmetros analisados. Isso pode ser explicado tanto pelas características da idade quanto pelo treinamento dos processos psíquicos, que são mais difíceis de alterar por meio de exercícios físicos.
Assim, a metodologia de PFPA, que inclui exercícios de aeróbica de saúde, Pilates e alongamento, voltada para as características da atividade profissional das engenheiras de projeto, tem um impacto positivo no estado físico e psicológico das mulheres, contribuindo para a melhoria da execução de tarefas profissionais e redução da fadiga durante o dia de trabalho.
Referências:
-
Vengerova, N. N. Tecnologias pedagógicas da indústria do fitness para a preservação da saúde de mulheres na idade adulta: monografia / N. N. Vengerova; Universidade Nacional de Educação Física, Esportes e Saúde P.F. Lesgaft, São Petersburgo. - São Petersburgo, 2011. - 252 p.
-
Druzhilov, S.A. Profissão, atividade profissional, sujeito no sistema “Homem-profissão-sociedade” / S.A. Druzhilov // Instituto de Psicologia da Academia Russa de Ciências. Psicologia Organizacional e Psicologia do Trabalho, 2018. - Vol. 3. - N 3. - P. 39-66.
-
Raevski, R.T. Preparação física profissional-aplicada para estudantes de universidades técnicas: manual para universidades técnicas / R.T. Raevski. - Moscovo: Escola Superior, 2010.
-
Fedorova, O.N. Uso combinado de Pilates e hidroaeróbica em aulas com mulheres da segunda fase da idade adulta. Resumo da dissertação para o grau de mestre em ciências pedagógicas / O.N. Fedorova. - São Petersburgo, 2012. - 26 p.
Como Gerenciar Contatos, Conexões e Funcionalidades Essenciais no Seu Smartphone
Como o Trauma no Osso Temporal Afeta o Sistema Auditivo e Vestibular?
Como métodos de média estocástica podem simplificar sistemas dinâmicos não lineares sob incerteza?
Como A Informação é Transmitida e Interpretada: Análise Conceitual
Como a Superfície de Fermi Define as Propriedades Eletrônicas dos Metais
ANÁLISE DO PROGRAMA DE DISCIPLINA EM GESTÃO DA QUALIDADE
Memorando Explicativo do Plano de Ensino da Escola Secundária Municipal nº 2 da cidade de Makaryev para o ano letivo de 2018-2019.
Critérios de divisibilidade por 10, 5 e 2 6º ano
Relatório Público da Diretora para o Ano Letivo de 2015 – 2016

Deutsch
Francais
Nederlands
Svenska
Norsk
Dansk
Suomi
Espanol
Italiano
Portugues
Magyar
Polski
Cestina
Русский