SISTEMA DE PROTEÇÃO INFANTIL CONTRA CONTEÚDO ILEGAL NO AMBIENTE EDUCACIONAL E DOMÉSTICO
Grebnev V. B., vice-diretor de ensino
MBOU “Escola Secundária nº 19 com UIOP”

Controle dos pais no Windows 8
Muitos pais estão preocupados com o acesso irrestrito dos filhos à Internet. Todos sabem que, apesar da World Wide Web ser a maior fonte gratuita de informação, em algumas áreas dessa rede pode-se encontrar conteúdos que seria melhor esconder dos olhos das crianças. Se você usa o Windows 8, não precisará procurar onde baixar ou comprar um programa de controle parental, pois essas funções estão integradas ao sistema operacional e permitem criar regras específicas para o uso do computador pelos seus filhos.

Criação da conta da criança

Para configurar restrições e regras para os usuários, é necessário criar uma conta separada para cada usuário. Se você precisa criar uma conta para seu filho, selecione “Configurações” e depois vá para “Alterar configurações do computador” no painel Charms (painel que abre ao mover o cursor para os cantos direitos da tela).

Adição de conta
Escolha o item “Usuários” e, na parte inferior da seção aberta, clique em “Adicionar usuário”. É possível criar um usuário com uma conta Windows Live (será necessário inserir um endereço de e-mail) ou uma conta local.

Controle parental para a conta
Na etapa final, confirme que essa conta foi criada para seu filho e que precisa de controle parental. Aliás, logo após criar essa conta durante a elaboração desta instrução, recebi um e-mail da Microsoft informando que eles podem oferecer, para proteger as crianças contra conteúdo nocivo no controle parental do Windows 8:
Você poderá acompanhar a atividade das crianças, recebendo relatórios sobre os sites visitados e o tempo de uso do computador.
Configurar listas flexíveis de sites permitidos e proibidos na Internet.
Definir regras sobre o tempo que a criança passa no computador.

Configuração das opções do controle parental

Configuração das permissões para a conta
Depois de criar a conta do seu filho, acesse o Painel de Controle e selecione “Segurança da Família”, então escolha a conta recém-criada na janela que se abrirá. Você verá todas as configurações de controle parental aplicáveis a essa conta.

Filtro da web

Controle de acesso a sites

O filtro da web permite ajustar o acesso da conta da criança a sites na internet: é possível criar listas de sites permitidos e bloqueados. Também se pode contar com a limitação automática de conteúdo adulto pelo sistema. Além disso, há a opção de bloquear o download de quaisquer arquivos da Internet.

Restrições de tempo
Outra função do controle parental no Windows 8 é limitar o uso do computador por tempo: é possível definir a duração do uso em dias úteis e finais de semana, além de marcar intervalos em que o computador não pode ser usado (Horário proibido).

Restrições para jogos, aplicativos e a Loja Windows
Além das funções mencionadas, o controle parental permite limitar o lançamento de aplicativos e jogos da Loja Windows 8 — por categoria, idade ou avaliação de outros usuários. Também é possível restringir certos jogos já instalados.
O mesmo vale para os aplicativos comuns do Windows — você pode escolher quais programas seu filho poderá abrir. Por exemplo, se você não quer que ele altere documentos em seu software adulto e complexo, pode bloquear o acesso a esse programa para a conta da criança.

PS: hoje, uma semana depois de criar a conta para escrever este artigo, recebi por e-mail um relatório das ações do “filho virtual”, o que considero muito conveniente.

Resumindo, pode-se dizer que as funções de controle parental integradas ao Windows 8 cumprem bem suas tarefas e possuem um conjunto bastante amplo de recursos. Em versões anteriores do Windows, para restringir acesso a certos sites, bloquear programas ou definir horários de uso com uma única ferramenta, provavelmente seria necessário recorrer a um produto pago de terceiros. Aqui, essa função está, pode-se dizer, gratuitamente embutida no sistema operacional.