Estrutura, lógica e formatação de trabalhos de pesquisa dos alunos
I. Recomendações para a redação de trabalhos de pesquisa: experimentais ou teóricos.
-
Estrutura e lógica do trabalho de pesquisa.
O trabalho de pesquisa, como qualquer atividade criativa, é possível e eficaz apenas de forma voluntária. As pesquisas acadêmicas podem ser realizadas fora das aulas e do trabalho de ensino regular, como atividades complementares, extracurriculares ou de tempo livre.
Os principais estágios do trabalho de pesquisa são os seguintes:
Encontrar o problema – o que precisa ser estudado.
Tema – como chamar isso.
Relevância – por que este problema precisa ser estudado.
Objetivo da pesquisa – qual o resultado esperado.
Hipótese – o que não é evidente no objeto.
Inovação – o que de novo foi descoberto durante a pesquisa.
Tarefas da pesquisa – o que fazer – teoricamente e experimentalmente.
Revisão de literatura – o que já se sabe sobre este problema.
Metodologia da pesquisa – como e o que foi pesquisado.
Resultados da pesquisa – dados próprios.
Conclusões – respostas concisas para as questões propostas.
Significado – como os resultados impactam a prática.
Vamos analisar os estágios mencionados mais detalhadamente.
A estrutura do trabalho de pesquisa é padrão, e não se deve fugir dos padrões. Na elaboração, que inicia a pesquisa, são destacadas duas partes principais: metodológica e processual. Primeiramente, é necessário identificar o que deve ser estudado – o problema.
O problema deve ser viável, e a solução dele deve trazer benefícios reais para os participantes da pesquisa. Depois, isso deve ser nomeado – o tema.
O tema deve ser original, com um elemento de surpresa, algo incomum, e deve ser algo que possa ser realizado de forma relativamente rápida.
É necessário determinar por que esse problema deve ser estudado no momento atual – isso é a relevância.
O trabalho de pesquisa deve formular um objetivo – qual o resultado esperado, como esse resultado é visto de forma geral antes de ser alcançado. Normalmente, o objetivo é estudar determinados fenômenos.
Na pesquisa, é importante destacar a hipótese e as proposições defendidas. A hipótese é a previsão dos eventos, é um conhecimento provável, ainda não comprovado. Inicialmente, a hipótese não é uma verdade nem uma mentira – ela simplesmente não foi provada.
As proposições defendidas são aquilo que o pesquisador vê, mas os outros não percebem. A proposição no processo de trabalho pode ser confirmada ou rejeitada. A hipótese deve ser fundamentada, ou seja, respaldada por dados literários e raciocínios lógicos.
Após a definição do objetivo e da hipótese, formulam-se as tarefas da pesquisa. Objetivo e tarefas não são a mesma coisa. O objetivo do trabalho de pesquisa é geralmente único, enquanto as tarefas podem ser várias. As tarefas mostram o que você pretende fazer. A formulação das tarefas está intimamente ligada à estrutura da pesquisa. Além disso, algumas tarefas podem ser definidas para a parte teórica e para a parte experimental.
O trabalho deve conter uma revisão de literatura, ou seja, uma breve descrição do que já se sabe sobre o fenômeno estudado e em que direção estão as pesquisas de outros autores. Na revisão, você deve mostrar que está familiarizado com a área de pesquisa por meio de várias fontes, que está propondo uma nova tarefa e não repetindo algo que já foi feito.Em seguida, deve-se descrever a metodologia da pesquisa. Essa descrição detalhada deve estar presente no texto do trabalho. Ela explica o que e como o autor da pesquisa fez para comprovar a validade da hipótese levantada.
Depois, apresentam-se os resultados da pesquisa. São dados próprios, obtidos por meio da atividade investigativa. Os dados obtidos devem ser comparados com as informações de fontes científicas da revisão de literatura sobre o problema e identificar as regularidades descobertas durante o estudo.
Deve-se destacar a inovação dos resultados, o que foi feito de novo, algo que outros não notaram, quais resultados são inéditos. Quais falhas na prática podem ser corrigidas com os resultados obtidos.
É importante entender claramente a diferença entre dados de trabalho e dados apresentados no texto. Durante a pesquisa, frequentemente se obtém uma grande quantidade de números, que não precisam ser apresentados no texto. Portanto, os dados de trabalho devem ser processados e apresentados apenas os mais necessários. No entanto, é importante lembrar que alguém pode querer acessar o material primário da pesquisa. Para não sobrecarregar a parte principal do trabalho, o material primário pode ser incluído no anexo.
A forma mais eficaz de apresentar os dados é de forma gráfica, que facilita a compreensão do texto pelo leitor. Sempre se coloque no lugar do leitor.
E o trabalho se conclui com as conclusões, nas quais, de forma resumida, seguindo a ordem das tarefas, são apresentadas as descobertas da pesquisa. As conclusões são respostas breves às perguntas sobre como foram resolvidas as questões da pesquisa.
O objetivo pode ser alcançado mesmo quando a hipótese inicial se revela infundada. -
Procedimento de defesa.
O próximo estágio é a apresentação, como uma consequência natural da execução do trabalho de pesquisa. Os resultados do trabalho são apresentados em conferências de forma pública.
A tarefa do apresentador é expor com precisão e emoção o conteúdo principal da pesquisa. Durante a apresentação, é inaceitável ler o trabalho, sendo necessário refletir de forma concisa o conteúdo principal de todos os capítulos e seções do trabalho. Deve-se ter em mente que a duração permitida pela regulamentação para a apresentação é de 10-15 minutos. Portanto, ao preparar a apresentação, deve-se selecionar o mais importante do texto do trabalho. Às vezes é necessário “abrir mão” de alguns pontos importantes, se puderem ser deixados de lado. Ao apresentar o material, deve-se seguir um plano específico que corresponda à estrutura e lógica da execução do trabalho de pesquisa.Todo o restante, caso a audiência tenha interesse, deve ser abordado nas respostas às perguntas.
O trabalho escrito e a apresentação sobre ele são gêneros completamente diferentes da criatividade científica.
II. Requisitos gerais e regras para a formatação de textos de trabalhos de pesquisa.
Para a formatação de textos de trabalhos de pesquisa e resumos, existem requisitos gerais e regras.
O volume do resumo varia de 20 a 25 páginas de texto impresso (sem anexos), e a apresentação varia de 1 a 5 páginas (dependendo da série escolar e do nível de preparação do aluno para esse tipo de atividade).
Para textos digitados no computador, o tamanho da fonte deve ser entre 12 e 14, tipo Times New Roman, estilo normal; o espaçamento entre linhas deve ser 1,5 a 2; as margens devem ser: esquerda – 30 mm, direita – 10 mm, superior – 20 mm, inferior – 20 mm. (ao modificar as margens, deve-se considerar que as margens esquerda e direita, assim como as superior e inferior, devem somar 40 mm). Com os parâmetros corretos, em média, a página deve conter 30 linhas e em cada linha – cerca de 60 caracteres, incluindo pontuação e espaços.
O texto deve ser impresso apenas de um lado da página; as notas de rodapé e observações devem ser impressas na mesma página a que se referem (com espaçamento de 1, mais fonte menor que o texto principal).
Todas as páginas devem ser numeradas, começando pela página de título; o número da página deve ser colocado no topo, centralizado; o número da página não deve ser colocado na página de título. Cada nova seção (introdução, capítulos, parágrafos, conclusões, lista de fontes, anexos) começa em uma nova página.
A distância entre o título da seção (cabeçalhos de capítulos ou parágrafos) e o texto subsequente deve ser de três espaços. O título deve estar centralizado na linha, e não deve ter ponto final.
A página de título é a primeira página do manuscrito e deve ser preenchida de acordo com as regras estabelecidas.
No campo superior, deve constar o nome completo da instituição de ensino, separado do restante da página por uma linha contínua.
Logo abaixo, mais à direita, deve constar o nome do aluno, classe. Ainda mais abaixo, o nome e cargo do orientador e, se houver, dos consultores.
No campo inferior, deve constar a cidade e o ano de realização do trabalho (sem a palavra “ano”). O tamanho e o tipo da fonte na página de título não são críticos. Após a página de título, segue-se o índice, com todos os títulos do trabalho e as páginas onde começam. Os títulos do índice devem repetir exatamente os títulos no texto. Em seguida, vem a introdução, o texto principal (com divisões em seções e com conclusões breves no final de cada seção) e a conclusão. O texto principal pode ser acompanhado de material ilustrativo (desenhos, fotos, diagramas, esquemas, tabelas). Se houver citações ou referências no texto principal, deve-se indicar o número da fonte e a página entre parênteses ao final da citação ou referência.
Por exemplo:
O trabalho de pesquisa pode ser realizado por um único aluno ou em grupo. O nível de dificuldade e conteúdo deve superar o nível do material didático em pelo menos um ano. O aluno pode não se interessar pela matéria, mas a atividade de pesquisa é realizada e traz benefícios. O aluno assume tarefas de observação, descrição e generalização dos resultados, ou seja, ações iniciais. O material deve ser acessível para a pesquisa e a execução do trabalho relativamente simples.
Farei uma breve observação sobre o papel do professor na atividade de pesquisa. O professor atua como consultor, sugerindo direções e editando o texto. Abaixo estão alguns algoritmos de atividade do professor na organização da pesquisa:
Criar motivação positiva para o trabalho ao propor um problema interessante.
Participação conjunta do professor e aluno na análise do problema.
Familiarização com os métodos de pesquisa.
Elaboração do plano de trabalho.
Busca por contradições.
Controle intermediário e correção do trabalho.
Pré-defesa do trabalho.
Formatação final e defesa do trabalho.
Nazirova D.I.
Como os Transtornos Psicológicos Influenciam o Cuidado de Pacientes com Insuficiência Cardíaca Crônica e Implantes de Dispositivos Cardíacos
A Doutrina da Descoberta: A Justificação Legal da Colonização e suas Consequências para os Povos Indígenas
Formulário Recomendado de Solicitação para Pessoas Físicas Registradas no Registro de Acionistas da PJSC "Aeroflot"
Documento com informações alteradas (corrigidas) publicadas no relatório do emissor referente ao primeiro semestre de 2022
Horário de Atendimento Escola Municipal de Ensino Médio nº 19 com aprofundamento em disciplinas específicas para o atendimento de cidadãos estrangeiros (cidadãos ucranianos) para agendamento de exame
Ao Diretor da Instituição Educacional: Solicitação de Participação na Redação Final por Concluinte do Ano Letivo Atual

Deutsch
Francais
Nederlands
Svenska
Norsk
Dansk
Suomi
Espanol
Italiano
Portugues
Magyar
Polski
Cestina
Русский