TEMA7. Momento de dipolo de ligação. Momento de dipolo da molécula. Ligação de hidrogênio.
A medida da polaridade de uma ligação é seu momento de dipolo μ:
μ = e·l,
onde e é a carga do elétron, l é a distância entre os centros de cargas positiva e negativa.
O momento de dipolo é uma grandeza vetorial. Os conceitos de "momento de dipolo da ligação" e "momento de dipolo da molécula" coincidem apenas para moléculas diatômicas. O momento de dipolo da molécula é a soma vetorial dos momentos de dipolo de todas as ligações. Assim, o momento de dipolo de uma molécula poliatômica depende de sua estrutura.
Na molécula linear de CO₂, por exemplo, cada uma das ligações C–O é polar. No entanto, a molécula de CO₂ como um todo é apolar, pois os momentos de dipolo das ligações se anulam mutuamente (fig. 5.4). O momento de dipolo da molécula de dióxido de carbono m = 0.
Exemplo 1. Determinar quais das moléculas listadas a seguir: F₂, HF, BeF₂, BF₃, PF₃, CF₄ são polares.
Solução: Moléculas diatômicas formadas por átomos idênticos (F₂) são apolares, enquanto moléculas formadas por átomos diferentes (HF) são polares. A polaridade de moléculas formadas por três ou mais átomos é determinada por sua estrutura. A estrutura das moléculas BeF₂, BF₃ e CF₄ pode ser explicada com base nos conceitos de hibridização dos orbitais atômicos (respectivamente, hibridizações sp, sp² e sp³). A soma vetorial dos momentos de dipolo das ligações E–F nessas moléculas é igual a zero, portanto, elas são apolares.
Na formação da molécula PF₃ ocorre a sobreposição de três orbitais p do átomo de fósforo com os orbitais eletrônicos p de três átomos de flúor. Como resultado, essa molécula apresenta uma estrutura piramidal. Chega-se à mesma conclusão ao se utilizar o conceito de hibridização sp³ com a participação de um par de elétrons não ligantes para explicar a estrutura da molécula de PF₃. A soma dos momentos de dipolo das ligações P–F é diferente de zero, e esta molécula é polar.
Exemplo 2. Caracterizar as possibilidades de valência dos átomos de oxigênio e selênio.
Solução: A configuração eletrônica do átomo de oxigênio é 1s²2s²2p⁴. Na camada eletrônica externa desse átomo há apenas seis elétrons, dos quais dois são desemparelhados. Portanto, em seus compostos, o oxigênio é bivalente. Esse é o único estado de valência possível para o átomo de oxigênio, pois os elementos do segundo período não possuem orbitais d.
Exemplo 3. Organizar as moléculas NH₃, H₂O, SiH₄, PH₃ em ordem crescente do comprimento da ligação elemento-hidrogênio.
Solução: O comprimento da ligação química aumenta com o aumento do raio atômico do elemento ligado ao hidrogênio. A ordem crescente do comprimento da ligação é a seguinte: H₂O, NH₃, PH₃, SiH₄.
Exemplo 4. Organizar as moléculas O₂, N₂, Cl₂, Br₂ em ordem crescente da energia de ligação química.
Solução: A energia de ligação aumenta com a diminuição do comprimento da ligação e com o aumento da multiplicidade da ligação. Assim, a ligação simples na molécula de cloro é mais forte do que na molécula de bromo. A molécula de oxigênio possui uma ligação dupla, que é mais forte do que a ligação simples na molécula de cloro, mas mais fraca do que a ligação tripla na molécula de nitrogênio. Como resultado, a energia da ligação química aumenta na seguinte ordem: Br₂, Cl₂, O₂, N₂.
Exemplo 5. Determinar o tipo de rede cristalina das seguintes substâncias: grafite, zinco, cloreto de zinco, dióxido de carbono sólido.
Solução: O grafite, assim como o diamante, possui rede cristalina atômica, e o zinco possui rede cristalina metálica. O cloreto de zinco apresenta rede cristalina iônica. Nos nós da rede cristalina do óxido de carbono (IV) sólido encontram-se moléculas de CO₂, portanto, essa substância no estado sólido possui rede cristalina molecular.
Determinar quais das seguintes moléculas CO, CO₂, C₂H₂, H₂S, PH₃, Cl₂ são apolares.
5.2.
Caracterizar as possibilidades de valência dos átomos de flúor e bromo.
5.3.
Organizar as moléculas Cl₂, Br₂, O₂, N₂ em ordem crescente do comprimento da ligação química.
5.4.
Organizar as moléculas H₂O, H₂S, H₂Se, H₂Te em ordem crescente da energia da ligação elemento-hidrogênio.
5.5.
Determinar o tipo de rede cristalina das seguintes substâncias: ferro, silício, iodo, fluoreto de cálcio.
Como os Drives Caninos Influenciam o Comportamento e a Reabilitação dos Cães de Trabalho
A Polifarmacologia: A Promiscuidade dos Medicamentos e o Papel Crucial das Proteínas na Evolução Terapêutica
Como Definir o Espaço de Soluções e a Dimensão de um Sistema Linear
Contrato-Fatura para a Compra de Excursão
A Conversa sobre Alimentação Saudável ()
Questões para Preparação para a Prova de Química para o 8º Ano: "Lei Periódica. Estrutura do Átomo. Ligação Química"
Regulamento da Sociedade Científica dos Estudantes da Escola Secundária Municipal nº 19 com Enfoque em Disciplinas Específicas

Deutsch
Francais
Nederlands
Svenska
Norsk
Dansk
Suomi
Espanol
Italiano
Portugues
Magyar
Polski
Cestina
Русский