Conversa sobre Alimentação Saudável
(atividade extracurricular para alunos das 7ª a 9ª séries)
Objetivo: estudar e sistematizar o conhecimento sobre alimentação racional, analisar essa informação sob diferentes pontos de vista e refletir sobre ela a partir de uma perspectiva científica; estimular a atividade cognitiva dos alunos; promover a cultura da comunicação e a habilidade de defender a própria opinião de maneira argumentativa.
Equipamento: apresentação em slides “Conversa sobre Alimentação Saudável”, sistema multimídia.
Roteiro
Aqui estão os questionários que pedi para vocês preencherem. Eles contêm duas perguntas:
-
“Comedor de batatas fritas”. Eu acho que a melhor comida é batata frita com refrigerante, e uma pizza com hambúrguer também não cairiam mal, tudo isso acompanhado de um "Snickers".
-
“Nutricionista”. A comida sugerida pelo nosso primeiro convidado é chamada de "comida lixo". Você deve se perguntar por que? A resposta é simples. Vamos dar uma olhada nas informações apresentadas nas embalagens de alguns desses produtos. (demonstração do slide).
No chocolate, além de produtos lácteos e cacau, encontramos: emulsificante, aromatizante (geralmente idêntico ao natural) e conservante. Nas batatas fritas e biscoitos, além das batatas e farinha de centeio e trigo, há aditivos de sabor e aroma, novamente idênticos aos naturais, intensificadores de sabor e aroma. Nos refrigerantes, além de água e açúcar, encontramos: sacarina e ciclamato - substitutos do açúcar, ácido ortofosfórico, corantes, essências sintéticas, benzoato de sódio e dióxido de carbono.
Todos esses substâncias são, de alguma forma, prejudiciais ao nosso corpo. Por exemplo, em vários países, sacarina e ciclamato são completamente proibidos, pois as opiniões dos especialistas sobre sua segurança são contraditórias. Já o benzoato de sódio pode causar intolerância em pessoas muito sensíveis – urticária, asma e até choque anafilático; ele também é carcinogênico e, quando consumido em grandes quantidades ao longo do tempo, pode causar doenças oncológicas.
Quando os alimentos ricos em carboidratos (como as batatas fritas) são processados em altas temperaturas, formam-se grandes quantidades de substâncias químicas prejudiciais, que podem causar doenças oncológicas, afetar o sistema nervoso e até levar à infertilidade.
Mas por que chamamos essa comida de "lixo"? Os cientistas provaram que os produtos de "fast food" sobrecarregam nosso corpo com substâncias desnecessárias, que são a causa de muitas doenças. E como sabemos, lixo é aquilo que não serve. Além disso, os produtos de "fast food" causam vício, de maneira semelhante a uma droga, devido à desregulação dos hormônios responsáveis pela sensação de saciedade.
Vamos ver como podemos substituir todos esses produtos de maneira benéfica. (Slide).
“Doceiro”. Claro que não se pode almoçar com batatas fritas. Estou insatisfeito porque na cantina não dão bolos, doces e outras guloseimas. Afinal, o doce melhora a atividade do cérebro, o que é muito útil para nós. Será que isso custa muito?
Nutricionista: O problema não é o preço. O cardápio para o café da manhã, almoço e jantar é selecionado com base no valor nutricional dos alimentos, no conteúdo das substâncias alimentares essenciais e no valor calórico. Vamos falar sobre o valor calórico dos alimentos.
A necessidade de calorias por dia depende da idade, sexo, tipo de trabalho e localização. Especialistas desenvolveram uma estimativa de necessidade calórica do corpo. Para meninos de 14 a 17 anos, é de 3000 kcal, e para meninas dessa faixa etária, é de 2600 kcal por dia.
Vamos imaginar que, de acordo com os desejos dos “doceiros”, tomemos no café da manhã um bolinho de mel e chocolate, o que equivale a 610 kcal, e bebamos um suco de frutas que adiciona mais 152 kcal.
O total de calorias desse café da manhã é de 762 kcal.
Almoço: suflê de damasco – 414 kcal, duas tortas de queijo – 882 kcal, suco de cereja – 199 kcal.
Total: 1495 kcal.
Lanche: biscoitos de açúcar (200 g) – 804 kcal, iogurte (100 g) – 85 kcal.
Total: 889 kcal.
Jantar: torta de maçã (200 g) – 764 kcal, suco de damasco – 102 kcal.
Total: 866 kcal.
O total de calorias consumidas no dia seria 4012 kcal, o que ultrapassa a norma em 1012 kcal para os meninos e 1412 kcal para as meninas.
Não é difícil imaginar o que nos espera com uma alimentação assim.
Vamos olhar a reprodução de uma pintura de Kustodiev. Vocês podem ver que as pessoas representadas nela buscavam formas corpulentas. À primeira vista, elas parecem saudáveis. Mas a medicina provou que pessoas excessivamente gordas tendem a adoecer mais, envelhecer mais rapidamente e viver, em média, 7 anos a menos do que pessoas com peso normal. A obesidade está associada a distúrbios nas glândulas endócrinas, e a obesidade pode causar doenças como aterosclerose, hipertensão, diabetes, infarto e AVC. Isso é um resultado da alimentação incorreta, da vida sedentária e da falta de atividade física.
“Carnívoro”: Claro, todos esses pães e bolos apenas ajudam a acumular gordura, mas não servem de muito. Precisamos de mais pratos de carne. Duas salsichas não são suficientes para nos alimentar. Estamos crescendo e precisamos de proteínas de origem animal para o nosso crescimento. Sem isso, não conseguimos desenvolver os músculos. Além disso, o que pode ser mais fácil de preparar do que um pedaço de carne assada?
Fisiologista: Você sabia o que acontece com as pessoas que, sem pensar, se dedicam a aumentar os músculos? Assim que elas diminuem a carga, a massa muscular se transforma em tecido conjuntivo-gorduroso, desenvolvendo obesidade. Além disso, a alimentação exclusiva com proteínas animais prejudica o fígado e o pâncreas. Na Idade Média, até usavam essa tortura: a pessoa condenada à morte era alimentada apenas com carne. O envenenamento do corpo acontecia e levava a uma morte dolorosa.
Você sabia que um tratorista, cuja profissão exige grande esforço físico, precisa de apenas 200 g de carne por dia? Já para quem não faz trabalho físico, o excesso de proteína apenas aumenta a formação de resíduos, que se acumulam nos vasos e nas articulações, levando ao desenvolvimento de artroses e outras doenças. Eu recomendo substituir a carne por peixe mais vezes – ele é mais facilmente digerido pelo corpo e contém uma quantidade suficiente de proteínas. O ervilha, feijão, leite e queijo cottage são ricos em proteínas e podem substituir a carne e o peixe.
“Vegetariano”: O melhor alimento são os vegetais. Devemos abandonar os alimentos de origem animal e os doces, já que são tão prejudiciais. Além disso, ouvi dizer que pessoas sem frutas e vegetais frescos podem desenvolver escorbuto. Por quê?
Cozinheiro: Eu respondo a essa pergunta. Não é possível manter vegetais frescos por muito tempo. E durante o processamento culinário, uma parte das vitaminas se perde. Lembrem-se de algumas regras simples para minimizar a perda de vitaminas:
-
use ferramentas e utensílios feitos de metais não oxidantes;
-
utilize panelas esmaltadas, de vidro ou cerâmica para preparar e armazenar alimentos;
-
durante o cozimento, coloque os vegetais e frutas em água fervente, com o nível da água 1 a 1,5 cm acima do alimento;
-
tampe a panela durante o cozimento;
-
cozinhe os vegetais para vinagrete com casca.
Fisiologista: Quanto ao consumo exclusivo de alimentos vegetais – quero dizer que a redução drástica das proteínas na alimentação afeta negativamente o funcionamento do cérebro e enfraquece as defesas do corpo. A falta de proteínas é especialmente prejudicial para os jovens, pois a proteína é o material de construção das células. Os carboidratos são a principal fonte de energia necessária para sustentar a vida. As gorduras, que fazem parte das células, também ajudam a resistir a doenças e fatores ambientais adversos. Muitas pessoas, tentando emagrecer, não comem mingau, manteiga, pulam o jantar ou tentam jejuar. Isso é impiedoso e até criminoso para o próprio corpo. O jejum só pode ser feito quando necessário e sob a supervisão de um especialista.
Especialistas: Depois de ouvirmos vários pontos de vista, chegamos à conclusão de que tanto a falta de comida quanto o excesso prejudicam o organismo. A conclusão é que a alimentação deve ser correta, cientificamente fundamentada e racional. Uma pessoa saudável não deve excluir nada de seu cardápio, a comida deve ser saborosa e variada.
Também devemos seguir um regime alimentar. Não tomou café da manhã – vai comer demais no almoço e no jantar, dormir com o estômago cheio – acordar com dor de cabeça. Lembre-se do famoso provérbio: "O café da manhã coma sozinho, o almoço divida com um amigo, o jantar dê ao inimigo".
É muito importante saber as regras de preparo dos alimentos, que não apenas os tornam saborosos, mas também os tornam o mais benéficos possível.
Professor de Tecnologia: "A comida normal e saudável é aquela que se come com apetite, a comida que é saboreada", dizia o acadêmico I.P. Pavlov. A comida monótona logo cansa, e isso reduz o apetite e a absorção dos alimentos. Devemos cuidar da variedade no cardápio, do preparo correto da comida e do ambiente em que ela é consumida. Que a comida sempre traga prazer e benefícios a você!
Como lidar com complicações cardiovasculares, respiratórias e tromboembólicas em pacientes com lesão medular
Como a Comunicação Digital e a Retórica de Ódio Redefiniram o Poder Político?
Como Interfacer Displays com o ESP32: Uma Visão Detalhada sobre Displays TFT e E-Paper
Contrato-Fatura para a Compra de Excursão
A Conversa sobre Alimentação Saudável ()
Questões para Preparação para a Prova de Química para o 8º Ano: "Lei Periódica. Estrutura do Átomo. Ligação Química"
Regulamento da Sociedade Científica dos Estudantes da Escola Secundária Municipal nº 19 com Enfoque em Disciplinas Específicas

Deutsch
Francais
Nederlands
Svenska
Norsk
Dansk
Suomi
Espanol
Italiano
Portugues
Magyar
Polski
Cestina
Русский