27 de setembro de 2016, às 11h00, foi realizada na Universidade Técnica Estatal Bauman de Moscou uma aula online intitulada “Prevenção do uso de drogas no ambiente educacional”, da qual participaram também nossos alunos.

Os organizadores do evento foram: o Ministério do Interior da Rússia, o Ministério da Educação e Ciência da Rússia, o Ministério da Saúde da Rússia, a Universidade Técnica Estatal Bauman de Moscou e a Associação “Cidades, Distritos e Vilarejos Saudáveis”.

Durante o evento, foram abordadas questões relevantes relacionadas à prevenção do uso de drogas no ambiente educacional, à promoção de um estilo de vida saudável, à divulgação de boas práticas no campo da luta antidrogas por meio da Internet, bem como à popularização dos recursos online do Ministério do Interior da Rússia.

Os principais objetivos da aula online foram: disseminar, por meio da Internet, boas práticas de trabalho preventivo antidrogas entre os jovens.

Participaram da transmissão da aula online 31 alunos das turmas de 8º e 9º ano da escola, incluindo 8 professores responsáveis de turma.

Os participantes ouviram a apresentação de Sergey Aleksandrovich Sotnikov, vice-chefe do Departamento Principal de Controle de Drogas do Ministério do Interior da Rússia, com o tema: “Participação dos órgãos de segurança pública na realização de atividades preventivas antidrogas entre os jovens”.

Foi realizada também a apresentação de um representante do Ministério da Educação e Ciência da Rússia sobre o tema: “Questões atuais da prevenção do consumo de drogas no ambiente educacional”.
Yulia Bronyusovna Shevtsova, chefe do Departamento de Organização da Assistência Narcologica à População e Exames Médicos do Departamento de Cuidados de Emergência e Atividades Periciais do Ministério da Saúde da Rússia, discursou sobre: “O papel das medidas médicas na prevenção do abuso de substâncias entorpecentes no ambiente educacional”.
Gennady Ivanovich Semikin, copresidente da organização pública russa de estudantes “Iniciativa Saudável”, compartilhou sua experiência sobre: “A atuação do movimento juvenil na prevenção do uso de drogas no ambiente educacional” (com base no exemplo da Universidade Técnica Estatal Bauman de Moscou).
Tatiana Evgenyevna Shestakova, diretora executiva da Associação “Cidades, Distritos e Vilarejos Saudáveis” e coordenadora do projeto “Cidades Saudáveis” do Escritório Regional Europeu da Organização Mundial da Saúde, apresentou o tema: “Formação de uma atitude negativa em relação às drogas”.

Esse formato de aula é extremamente atual e relevante.