Nota explicativa
ao plano de estudos da educação geral básica (FGOS)
da Escola Municipal de Ensino Médio Nº 2 da cidade de Makaryev
para 2016‑2017

O plano de estudos da instituição educacional foi elaborado com base em documentos normativos e legais:
Lei da Federação Russa de 29 de dezembro de 2012 n.º 273‑FZ «Sobre a educação na Federação Russa»
Ordem do Ministério da Educação e Ciência da Federação Russa de 17.12.2010 n.º 1897 «Sobre a aprovação do padrão estatal federal de educação geral básica (doravante – FGOS da educação geral básica)»
Ordem do Ministério da Educação e Ciência da Federação Russa de 30 de agosto de 2013 n.º 1015 «Sobre a aprovação da ordem de organização e implementação da atividade educacional segundo programas educacionais gerais – programas educacionais de ensino fundamental, ensino geral básico e ensino médio»
Ordem do Ministério da Educação e Ciência da Federação Russa de 31.12.2015 n.º 1577 «Sobre alterações ao padrão estadual federal de educação geral básica, aprovado pela ordem do Ministério da Educação e Ciência da Federação Russa de 17 de dezembro de 2010 n.º 1897»
Resolução do Médico-Geral Sanitário da Federação Russa de 29 de dezembro de 2010 n.º 189 «Sobre a aprovação do SanPiN 2.4.2.2821‑10 “Requisitos sanitário‑epidemiológicos para condições e organização do ensino em instituições de ensino geral”»
Resolução do Médico-Geral Sanitário da Federação Russa de 24.11.2015 n.º 81 «Sobre a aprovação das alterações n.º 3 ao SanPiN 2.4.2.2821‑10 “Requisitos sanitário‑epidemiológicos para condições e organização do ensino em organizações de ensino geral”»
Ordem do Departamento de Educação (DON) da região de Kostroma n.º 1312 de 10.08.14 «Sobre a aprovação do plano de estudos básico regional para instituições educacionais da região de Kostroma que implementam programas de ensino geral. Carta instrutiva-metodológica do DON da região de Kostroma “Sobre a formação de planos de estudo das organizações de ensino geral da região de Kostroma, que implementam os programas educacionais básicos de ensino fundamental, ensino geral básico e ensino médio para o ano letivo 2015/2016” (07.07.15)»
Ordem do DON da região de Kostroma n.º 1577 de 31.12.2015 «Sobre alterações ao padrão estatal federal de educação geral básica»
Carta informativa do Ministério da Educação e Ciência da Federação Russa n.º 03‑296 de 12 de maio de 2011 «Sobre a organização de atividades extracurriculares com a introdução do padrão estatal federal de educação geral»

Carta do Ministério da Educação e Ciência da Federação Russa de 14.12.2015 n.º 09‑3564 «Sobre atividades extracurriculares e a implementação de programas educacionais gerais adicionais» (junto com “Recomendações metodológicas para organização de atividades extracurriculares e implementação de programas educacionais gerais adicionais”)

O plano de estudos é um componente do programa educacional básico da escola.
O prazo de obtenção da educação geral básica e o número de aulas no período normativo são estabelecidos pelos padrões estaduais federais de educação geral, e preveem:
um prazo normativo de 5 anos para adoção dos programas de educação geral básica para as séries V a IX (e para pessoas com deficiência e com possibilidades de saúde limitadas, ao estudarem por programas adaptados de educação geral básica, independentemente das tecnologias educacionais aplicadas, esse prazo pode ser acrescido em até um ano)
O número de aulas no prazo normativo é determinado:
no FGOS de educação geral básica – por 5 anos não pode ser inferior a 5.267 horas nem superior a 6.020 horas
O plano de estudos da instituição assegura o cumprimento dos requisitos de higiene para o regime do processo educacional, estabelecidos no SanPiN 2.4.2.2821‑10.

O número de horas destinadas ao domínio pelos alunos do plano de estudos, composto pela parte obrigatória e pela parte formada pelos participantes do processo educacional, não deve, no total, exceder a carga semanal de ensino estabelecida no SanPiN 2.4.2.2821‑10. Os requisitos de higiene para a carga semanal máxima permitida estão apresentados na tabela.

Requisitos higiênicos para os valores máximos
da carga educacional semanal

SériesCarga máxima permitida semanal (em horas acadêmicas)em semana de 6 diasem semana de 5 dias
53229
63330
73532
8‑93633

No ano letivo de 2016‑2017, nas séries de 5 a 7 da instituição de ensino geral, aplica‑se o FGOS da educação geral básica.
A Escola Municipal de Ensino Médio Nº 2 da cidade de Makaryev, no nível de educação geral básica, funciona em regime de semana letiva de 6 dias. O ano letivo inicia‑se em 1º de setembro. A duração do ano letivo para as séries 5 a 9 é de 34 semanas letivas. A duração das férias durante o ano letivo é de pelo menos 30 dias corridos, no verão — pelo menos 8 semanas. A duração da aula nas séries 5‑9 não excede 45 minutos (item 10.10 do SanPiN 2.4.2.2821‑10).
O plano de estudos consiste de duas partes — parte obrigatória e parte formada pelos participantes das relações educacionais.
No plano de estudos entram as seguintes áreas e disciplinas obrigatórias:
língua e literatura russa (língua russa e literatura)
línguas estrangeiras (língua estrangeira, segunda língua estrangeira)
disciplinas sociais e científicas (história da Rússia, história universal, ciências sociais, geografia)
matemática e informática (matemática, álgebra, geometria, informática)
fundamentos da cultura espiritual e moral dos povos da Rússia
disciplinas naturais e científicas (física, biologia, química)
arte (artes visuais, música)
tecnologia (tecnologia)
educação física e fundamentos da segurança de vida (educação física, fundamentos da segurança de vida)

O conteúdo da parte do plano de estudos formada pelos participantes das relações educacionais baseia‑se na consideração da opinião dos participantes do processo educacional, bem como na especificidade da instituição.
O tempo destinado a essa parte do plano de estudos modelo é para:

  • aumento de horas de ensino previsto para estudo aprofundado de determinadas disciplinas da parte obrigatória;

  • introdução de cursos especialmente desenvolvidos que atendam aos interesses e necessidades dos participantes do processo educacional;

  • outros tipos de atividade pedagógica dos alunos, inclusive atividades de pesquisa e de projeto.
    A decisão de incluir um curso no plano de estudos pela instituição de ensino na parte formada pelos participantes das relações educacionais é justificada pela escolha correspondente desses participantes.
    As demandas educacionais dos participantes do processo educacional também são realizadas por meio de atividades extracurriculares dos alunos.

    No plano de estudos estuda‑se a área (disciplina) “Fundamentos da cultura espiritual e moral dos povos da Rússia”. De acordo com o FGOS da educação geral básica, o estudo do curso “Fundamentos da cultura espiritual e moral dos povos da Rússia” deve garantir o desenvolvimento nos alunos da capacidade para o desenvolvimento espiritual, a autoaperfeiçoamento moral; a educação da tolerância religiosa, do respeito às convicções religiosas das pessoas ou à sua ausência; deve capacitar os alunos com conhecimentos sobre as principais normas da moral, ideais morais e espirituais preservados nas tradições culturais dos povos da Rússia, formar nos alunos a disposição, com base nisso, para auto-limitação consciente em ações e comportamento; formar nas crianças ideias sobre os fundamentos da ética secular, cultura das religiões tradicionais, seu papel no desenvolvimento da cultura e da história da Rússia e da humanidade, na formação da sociedade civil e do estado russo; assegurar a compreensão pelos alunos da importância da moralidade, fé e religião na vida do indivíduo, da família e da sociedade.
    Essa área disciplinar é a continuação do estudo do curso “Fundamentos das culturas religiosas e ética secular” na 4ª série. A área “Fundamentos da cultura espiritual e moral dos povos da Rússia” é implementada:

  • na 5ª série por meio da disciplina “Fundamentos da cultura espiritual e moral dos povos da Rússia”, incluída na parte obrigatória do plano de estudos;

  • nas séries 6‑7 por meio do curso “Origens”, contendo componente regional, incluído na parte do plano de estudos formada pelos participantes das relações educacionais, o que permite assegurar continuidade, coerência e sistematicidade no trabalho de educação espiritual e moral dos alunos;

Plano semanal de estudos para as séries 5‑7

Áreas disciplinaresDisciplinasSériesNúmero de horas por semana
5a5b
Parte obrigatóriaLíngua e literatura russaLíngua russa5
Literatura33
Línguas estrangeirasLíngua estrangeira33
Segunda língua estrangeira
Matemática e informáticaMatemática55
Álgebra
Geometria
Informática
Ciências sociais e científicasHistória22
Ciências sociais11
Geografia11
Fundamentos da cultura espiritual moralFundamentos da cultura espiritual moral1/01\0
Ciências naturaisFísica
Química
Biologia11
ArteMúsica11
Artes visuais11
TecnologiaTecnologia22
Educação física e Fundamentos da SegurançaEducação física33
Fundamentos da segurança de vida
Total28,528,5
Parte formada pelos participantes3,53,5
Informática e TIC11
Fundamentos de proteção à vida (OBZh)0,50,5
Fundamentos da atividade de projeto0,250,25
Origens
Introdução à história0,50,5
História da região natal0,50,5
Meios expressivos da língua (f)
Fundamentos de topografia
Geografia regional
Literatura da região natal0,50,5
Aeróbica para todos
Ecologia
Resolução de tarefas históricas
Valeologia / Silvicultura
Oficina de artesanato popular0,250,25
Educação financeira0,5
Física em problemas e experimentos / matemática (IGZ)
Carga máxima permitida de ensino presencial na semana de 6 dias3232

Para atender às necessidades individuais dos alunos, a parte do plano de estudos formada pelos participantes do processo educacional prevê cursos que atendem a diferentes interesses dos alunos. Os cursos podem ser realizados em forma de projetos, cuja defesa é prevista ao final do ano letivo como conclusão da implementação do FGOS.
A disciplina “História da região natal” foi introduzida nas séries 6‑7 com 0,5 hora. O estudo do curso pressupõe abordar a história da região de Kostroma em estreita relação com a história da Pátria, o que contribui para criar condições para a formação do patriota e cidadão da Rússia e da sua terra natal. A disciplina “Literatura da região natal” foi introduzida nas séries 6‑7 com 0,5 hora. O estudo do curso permitirá ampliar e aprofundar a compreensão dos alunos sobre a literatura da região de Kostroma, contribuindo para a formação e o desenvolvimento de uma personalidade criativa, responsável e competente.

A avaliação intermediária é realizada anualmente nas séries 5 a 9. A avaliação dos alunos é feita nas séries 5 a 9 por bimestres. As notas por bimestre são atribuídas aos alunos das séries 5 a 9 com base no desempenho contínuo, levando em conta os resultados da avaliação intermediária nas disciplinas determinadas pelo conselho pedagógico da instituição. A avaliação bimestral é aplicada nas disciplinas com carga no plano de estudos de 1 hora ou mais. Para carga de 0,5 hora ou menos, a avaliação é feita por semestre. A nota anual é atribuída com base nas notas bimestrais ou semestrais, levando em conta os resultados da avaliação intermediária. A forma de realização da avaliação intermediária, a lista de disciplinas submetidas à avaliação, os prazos de avaliação são estabelecidos pelo conselho pedagógico antes do início do ano letivo e comunicados aos pais (representantes legais). A avaliação intermediária nas turmas de promoção pode ser realizada nas seguintes formas: trabalho de verificação, exames escritos e orais de promoção, entrevista, prova, teste, defesa de trabalhos e projetos criativos, defesa de projetos e outras formas.

Avaliação intermediária da série 5 FGOS

FormaSérieDisciplinaPeriodicidade
Prova de controle teste5‑7Matemática, Língua russaSetembro / no término do 1º semestre
Avaliação de habilidade de leitura5LiteraturaSetembro
Trabalho complexo5‑7MetadisciplinarAo final do ano letivo
Prova modelo de controle7FísicaAo final do ano letivo

Os resultados da avaliação intermediária constituem resultados do monitoramento intraescolar das conquistas educacionais individuais dos alunos, que refletem a dinâmica de formação de sua capacidade de resolver tarefas práticas e de cognição escolar e habilidades de trabalho de projeto. A avaliação intermediária é realizada no âmbito da atividade de avaliação conjunta de professores e alunos, ou seja, é uma avaliação interna. Os resultados da avaliação final dos formandos (incluindo a estatal) caracterizam o nível de alcance dos resultados disciplinares e metadisciplinares da adoção do programa educacional básico de educação geral básica necessários para a continuação da educação. A avaliação estatal (final) dos formandos é realizada por órgãos externos (em relação à instituição de ensino), ou seja, é uma avaliação externa.

O sistema de avaliação do alcance dos resultados planejados da adoção do programa educacional básico da educação geral básica pressupõe uma abordagem integrada à avaliação dos resultados da educação, permitindo avaliar o alcance pelos alunos de todos os três grupos de resultados educacionais: pessoais, metadisciplinares e disciplinares.