O QUE É VOLUNTARIADO FAMILIAR
A vida dos pais modernos é muito agitada e exige grandes esforços. Muitas vezes, sobra pouco tempo para os mais próximos. A solução para esse problema pode ser o voluntariado familiar, que oferece a oportunidade de fazer parte de projetos socialmente significativos.

A geração jovem da Rússia está passando por uma situação social de crise. Estereótipos comportamentais e orientações de valores ultrapassados foram destruídos. Em um período de rápida globalização e informatização do espaço vital, publicidade e troca de valores, os adolescentes devem tomar decisões todos os dias, resistir às tentações da vida, preservar a saúde e defender sua posição de vida baseada no conhecimento e na experiência adquirida. A atividade voluntária ganha relevância, pois um grande número de pessoas precisa de ajuda e apoio. Ela contribui para o renascimento de valores como cidadania, misericórdia, justiça, humanidade, solidariedade entre os jovens, além de promover um estilo de vida saudável.

A palavra "voluntário" vem do francês e significa "pessoa voluntária", ou seja, alguém que tem o hábito de cuidar dos outros, ajudando-os de forma totalmente voluntária e sem esperar qualquer ganho (ou interesse próprio). E a recompensa por isso é a gratidão e o reconhecimento das pessoas que receberam uma ajuda significativa. Além disso, os voluntários adquirem conhecimentos úteis, fazem novas amizades e têm a oportunidade de interagir com pessoas de diferentes histórias de vida. Mas isso não é tudo. O mais importante é que os voluntários sentem que estão sendo úteis. Por isso, eles trabalham em prol de seu país de forma completamente gratuita. Voluntários não são apenas altruístas, eles trabalham para adquirir experiência, habilidades específicas e conhecimentos, além de estabelecer contatos pessoais. Além disso, um voluntário é uma pessoa necessária. Especialistas afirmam que o movimento voluntário tem um futuro promissor. O voluntariado permite que uma pessoa, "sem quebrar" sua vida, a complemente com uma parte muito significativa – realizando seu senso de responsabilidade cívica pelo que está acontecendo. O movimento voluntário é uma das opções mais eficazes e promissoras para organizar o trabalho voltado para a promoção de um estilo de vida saudável e comportamento responsável entre os jovens. Afinal, os adolescentes compreendem mais facilmente seus pares e, por sua vez, confiam mais nas informações compartilhadas por eles. Na Rússia, o movimento voluntário começou a se formar no final dos anos 1980, embora, se olharmos para a história, ele sempre tenha existido, como nas irmandades de misericórdia, nos movimentos Timur e Pioneiros, nas várias sociedades de proteção ao meio ambiente e aos monumentos. Com o aumento dos problemas sociais, em que os voluntários se tornaram indispensáveis devido à situação econômica, o movimento voluntário começou a se desenvolver. Surgiram pessoas dispostas a investir suas forças e tempo em benefício da sociedade ou de uma pessoa específica.

AJUDAR JUNTOS: O QUE É O VOLUNTARIADO FAMILIAR
A vida dos pais modernos é muito agitada e exige grandes esforços. Muitas vezes, sobra pouco tempo para os mais próximos. A solução para esse problema pode ser o voluntariado familiar, que oferece a oportunidade de fazer parte de projetos socialmente significativos. Como organizar o lazer em família de forma útil para si e para os outros, explicamos abaixo.

O voluntariado familiar é uma atividade voluntária na qual participam dois ou mais membros de uma mesma família, incluindo diferentes gerações: cônjuges, pais com filhos, avós, irmãs e irmãos.

Na Rússia, essa área ainda está em desenvolvimento. Pessoas que anteriormente não se dedicavam ao voluntariado estão animadas para participar de projetos sociais familiares. Os voluntários formam um ambiente cívico favorável e uma atmosfera de confiança na sociedade, como relatou um entrevistado do projeto especial.

A Família é uma Equipe
Antes de se inscrever para participar de um projeto voluntário, os voluntários devem prestar atenção aos objetivos e princípios das atividades, às restrições de idade e às condições de tempo. É importante lembrar que todos os participantes devem se sentir confortáveis. Uma característica distintiva e verdadeira vantagem dos voluntários familiares é que eles já têm uma equipe formada.

Lazer Familiar Correto
Apesar de o voluntariado ser baseado no trabalho voluntário, é possível encontrar uma motivação ainda mais valiosa para cada participante.

Hoje em dia, os pais querem obter informações úteis por meio do voluntariado. Nos centros de lazer das famílias modernas, mães jovens se reúnem para trocar experiências sobre como lidar com problemas pós-parto. Os pais se unem, por exemplo, para combater a baixa segurança em áreas infantis.

Por Onde Começar
No ritmo da vida dos pais modernos, ser voluntário é uma tarefa difícil. Por isso, criamos um maratona de ações úteis para as famílias, para que os pais passem tempo com suas famílias depois do trabalho. Por exemplo, desenhar um brasão de família, escrever um conto de fadas familiar ou fazer um teatro de sombras — tarefas bem variadas. Como a prática mostrou, até os menores — crianças com menos de um ano — participam ativamente disso, como conta Anna.
Até o pai ou mãe mais ocupado pode se tornar um voluntário, e até o bebê pode fazer uma boa ação.