Município escolar estatal instituição de ensino geral Escola de Ensino Médio n.º 2 da cidade de Makar’evo do distrito municipal de Makar’evski, região de Kostroma. estatal

APROVADO
Protocolo do US
de _____________ n.º _______

APROVO
Diretor
__________ /_______________/
portaria de _____________ n.º _______

Regulamento sobre o procedimento de preparação e organização da realização da autoavaliação da EME n.º 2 da cidade de Makar’evo.

  1. Disposições gerais
    1.1. O presente Regulamento sobre o procedimento de preparação e realização da autoavaliação (doravante – Regulamento) estabelece o procedimento de preparação e organização da realização da autoavaliação, define as normas básicas e os princípios da realização da autoavaliação na instituição escolar municipal estatal de ensino médio n.º 2 da cidade de Makar’evo, distrito municipal de Makar’evo, região de Kostroma (doravante – IE).
    1.2. O Regulamento é elaborado em conformidade com os requisitos:
    • Lei federal de 29.12.2012 n.º 273‑ФЗ “Sobre a educação na Federação Russa”;
    • decreto do Governo da Federação Russa de 10.07.2013 n.º 582 “Sobre a aprovação das regras de publicação no site oficial da organização educacional na rede de telecomunicações de informação ‘Internet’ e atualização de informações sobre a organização educacional”;
    • portaria do Ministério da Educação e Ciência da Rússia de 14.06.2013 n.º 462 “Sobre a aprovação do procedimento de realização da autoavaliação pela organização educacional”;
    • portaria do Ministério da Educação e Ciência da Rússia de 10.12.2013 n.º 1324 “Sobre a aprovação dos indicadores de desempenho da organização sujeita à autoavaliação”;

    • portaria do Ministério da Educação e Ciência da Federação Russa de 14.12.2017 n.º 1218 “Sobre a introdução de alterações no procedimento de realização da autoavaliação da organização educacional, aprovado pela portaria do Ministério da Educação e Ciência da Federação Russa de 14 de junho de 2013 n.º 462”.
    1.3. A autoavaliação é um subsistema instrumental do VSOKO; coordena‑se com este no que diz respeito aos agentes envolvidos nos procedimentos de autoavaliação; às metodologias de avaliação; aos métodos de coleta e tratamento de informação.
    1.4. O objetivo da realização da autoavaliação é a autoavaliação do conteúdo, das condições e dos resultados da atividade educacional da IE, com posterior preparação de um relatório de autoavaliação para apresentação ao mantenedor da IE e ao público.
    1.5. A autoavaliação destina‑se a determinar o nível de conformidade da atividade educacional da IE com os requisitos dos padrões estatais federais de educação geral em vigor.
    1.6. Tarefas da autoavaliação:
    ‑ determinar o grau de manifestação das qualidades mensuráveis nos objetos de estudo e avaliação (autoavaliação);
    ‑ identificar tendências positivas e (ou) negativas nos objetos de avaliação (autoavaliação), no sistema educacional da IE em geral, reservas para o seu desenvolvimento;
    ‑ estabelecer as causas da ocorrência e os modos de solução dos problemas identificados durante o estudo e avaliação (autoavaliação);
    ‑ determinar medidas para correção de tendências inadmissíveis identificadas na atividade educacional da IE;
    ‑ criar um sistema integrado de características avaliativas dos processos pedagógicos;
    1.7. Os prazos, a forma de realização da autoavaliação, a composição das pessoas envolvidas em sua realização são determinados pela IE conforme o procedimento estabelecido por este Regulamento.
    1.8. A autoavaliação é realizada anualmente. Os resultados da autoavaliação são formalizados em forma de relatório, incluindo a parte analítica e os resultados da análise dos indicadores de desempenho conforme a situação em 1 de abril do ano corrente.
    1.9. O relatório é assinado pelo dirigente da escola e autenticado com selo. A publicação do relatório no site oficial da IE na rede “Internet” e seu envio ao mantenedor devem ocorrer até 20 de abril do ano corrente, no mais tardar.
    1.10. O procedimento de autoavaliação inclui as seguintes etapas:
    ‑ planejamento e preparação dos trabalhos de autoavaliação;
    ‑ organização e realização da autoavaliação;
    ‑ consolidação dos resultados obtidos e, com base neles, elaboração do relatório;
    ‑ exame do relatório pelos órgãos colegiados de gestão da IE, cuja competência inclui a decisão dessa questão.

  2. Planejamento e preparação dos trabalhos de autoavaliação
    2.1. O diretor da IE emite uma portaria sobre o procedimento, prazos e forma de realização da autoavaliação, designa a pessoa responsável pela realização da autoavaliação e a composição pessoal dos envolvidos.
    Para a realização da autoavaliação, é criada uma comissão de trabalho. Fazem parte da comissão (doravante – comissão): diretor, vice‑diretores, chefes de metodologias escolares, psicólogo pedagogo, professores e outras pessoas interessadas.
    2.2. A portaria estabelece o prazo para a entrega dos materiais finais. O período de consolidação dos resultados obtidos e elaboração do relatório com base neles não deve exceder 10 dias.
    2.3. Os membros da comissão têm o direito de solicitar informações necessárias, estudar a documentação relacionada ao objeto da autoavaliação.
    2.4. Na preparação para a realização da autoavaliação, o presidente da comissão realiza uma reunião preparatória organizacional com os membros da comissão, na qual:
    ‑ é analisado e aprovado o plano de realização da autoavaliação;
    ‑ a cada membro da comissão é atribuída uma área de trabalho da IE, a ser estudada e avaliada no processo de autoavaliação;
    ‑ são esclarecidas as questões que devem ser estudadas e avaliadas durante a autoavaliação;
    ‑ o presidente da comissão, ou pessoa por ele autorizada, fornece informações detalhadas sobre a base normativa e legal usada no processo de autoavaliação, sobre o(s) local(s) e horário(s) de disponibilização dos documentos e materiais necessários para os membros da comissão, sobre os contatos;
    ‑ são definidos os prazos para a análise preliminar e final dos resultados da autoavaliação pela comissão.
    2.5. Na reunião preparatória, o presidente da comissão define:
    ‑ o procedimento de interação entre os membros da comissão e os funcionários da IE durante a autoavaliação;
    ‑ uma pessoa responsável dentre os membros da comissão, que assegurará a coordenação do trabalho nas direções da autoavaliação, facilitando a resolução operativa de questões que surgirem;
    ‑ a pessoa responsável pela consolidação e formatação dos resultados da autoavaliação em forma de relatório, incluindo a parte analítica e os resultados da análise dos indicadores de desempenho.

  3. Organização e realização da autoavaliação
    3.1. A organização da autoavaliação é realizada conforme o plano de sua execução, adotado por decisão da comissão.
    3.2. Na condução da autoavaliação, fornece‑se uma caracterização detalhada e avaliação das direções e questões incluídas no plano de autoavaliação, análise dos indicadores de desempenho da IE.
    3.3. Como fontes principais de informação para o relatório analítico podem ser utilizadas:
    • formulários de relatório estatístico estatal sobre educação;
    • dados dos resultados da avaliação final estadual;
    • dados de monitoramentos da qualidade da educação em vários níveis;
    • resultados de inspeções de órgãos de controle e supervisão;
    • resultados da avaliação independente da qualidade da educação;
    • resultados de pesquisas comparativas internacionais (TIMSS, PISA etc.);
    • resultados de pesquisas sociológicas e inquéritos com participantes nas relações educacionais;
    • publicações na mídia, Internet etc.

  4. Consolidação dos resultados obtidos e, com base neles, elaboração do relatório

    4.1. A informação obtida por meio da coleta de dados de acordo com o plano aprovado de autoavaliação deve ser entregue pelos membros da comissão à pessoa responsável pela consolidação e formatação dos resultados da autoavaliação da IE, não mais tarde que três dias antes da análise preliminar dos resultados pela comissão.
    4.2. A pessoa responsável pela consolidação e formatação dos resultados da autoavaliação consolida os dados obtidos e os formaliza em forma de relatório, incluindo parte analítica e resultados da análise dos indicadores de desempenho.
    4.3. O presidente da comissão realiza uma sessão da comissão, na qual ocorre a análise preliminar do relatório: são esclarecidas questões individuais, apresentam‑se opiniões sobre a necessidade de coleta de informações adicionais, discutem‑se conclusões e propostas com base na autoavaliação.
    4.4. Considerando as sugestões, recomendações e observações recebidas dos membros da comissão sobre o relatório, o presidente da comissão fixa prazo para a análise final do relatório.
    4.5. Após a análise final dos resultados da autoavaliação, a forma final do relatório é enviada para exame pelo órgão colegiado de gestão da IE, cuja competência inclui a decisão dessa questão.

  5. Objetos (direções) de avaliação realizados no âmbito da autoavaliação
    5.1. O plano de realização da autoavaliação deve obrigatoriamente incluir avaliação de:
    ‑ organização da atividade educacional;
    ‑ avaliação do sistema de gestão;
    ‑ conteúdo e qualidade da formação dos alunos;
    ‑ organização do processo de ensino;
    ‑ demanda por parte dos graduados;
    ‑ qualidade dos recursos humanos, suporte metodológico, de biblioteca e de informação, infraestrutura material e técnica;
    ‑ funcionamento do sistema interno de avaliação da qualidade da educação;
    ‑ análise dos indicadores de desempenho estabelecidos pelo órgão federal executivo responsável pela formulação da política estatal e regulação normativa na área de educação.
    5.1.1. Avaliação da atividade educacional e da organização do processo de ensino

    Conforme o item 17 do artigo 29 da Lei federal da Federação Russa de 29 de dezembro de 2012 n.º 273‑ФЗ “Sobre a educação na Federação Russa”, “atividade educacional é a atividade de realização de programas educacionais”, portanto a organização do processo de ensino pode ser considerada parte da atividade educacional.
    Esta seção do relatório analítico contém informações:
    • sobre as formas de obtenção de educação e modalidades de ensino;
    • sobre a dinâmica do contingente de alunos (por níveis de educação);
    • sobre a dinâmica do número de alunos por professor;
    • sobre a especificidade e formas de realização dos programas educacionais;
    • sobre tecnologias utilizadas na implementação dos programas educacionais;
    • sobre a organização e realização de controle contínuo e de avaliação intermediária;
    • sobre a preparação dos alunos para a avaliação final estadual;
    • sobre a organização da atividade educacional para pessoas com deficiência de saúde;
    • sobre o status social das famílias dos alunos;
    • sobre movimentação dos alunos;
    • sobre existência de novas tecnologias pedagógicas e formas de ensino aplicadas no trabalho com alunos;
    • sobre formas de trabalho individual com alunos;
    • sobre o sistema de orientação profissional e adaptação social;
    • sobre a eficácia do trabalho educativo (objetivos, direções e critérios de eficácia do trabalho educativo da IE, porcentagem de alunos envolvidos em atividades socialmente significativas (buscas, projetos sociais etc.), participando em órgãos de autogoverno estudantil, organizações estudantis e associações, eficácia do trabalho educativo na dinâmica do número e da qualidade das iniciativas sociais dos alunos no âmbito da vida da IE e do município, existência de imprensa da IE etc.);
    • sobre o funcionamento e desenvolvimento do sistema de educação complementar (cobertura de alunos com programas educacionais adicionais; existência de clubes, seções esportivas, coletivos de criação; orientação das atividades educacionais adicionais (sociopedagógica, técnica, desportivo‑física, artística, científico‑natural, turismo‑região, etc.);
    • sobre a dinâmica da condição de saúde dos alunos, desenvolvimento de ambiente de preservação da saúde na instituição educacional (existência de formas de aconselhamento psicopedagógico para alunos e pais, atividades corretivas e de desenvolvimento com alunos, apoio logopédico, sistema de reabilitação e outros eventos médicos, organização de alimentação etc.), cumprimento dos requisitos de SanPiN e outros;
    • sobre organização de ensino e educação de alunos com deficiência de saúde.
    5.1.2. Avaliação do sistema de gestão da organização educacional
    A avaliação da eficácia do sistema de gestão da organização educacional pressupõe avaliar a atividade do sistema de gestão da escola, e reflete‑se indiretamente nos resultados de todos os participantes nas relações educacionais.
    Esta seção contém dados:
    • sobre garantia de transparência e acessibilidade da informação sobre a instituição educacional;
    • sobre avaliação da eficácia da gestão estatal‑social na instituição educacional;
    • sobre as principais conquistas da organização educacional no período do relatório;
    • sobre formação e desenvolvimento da cultura organizacional da instituição educacional;
    • sobre uso de tecnologias de TIC na gestão;
    • sobre participação em atividades inovadoras;
    • sobre disseminação da experiência do trabalho da escola em vários níveis etc.
    5.1.3. Avaliação do conteúdo e da qualidade da preparação dos alunos
    O objeto de avaliação do conteúdo e da qualidade da formação dos alunos é o grau de conformidade com os padrões estatais federais e exigências.
    Para avaliar o conteúdo da formação dos alunos realiza‑se análise de:
    • plano curricular da instituição educacional e plano de atividades extracurriculares;
    • conteúdo e integralidade da execução dos programas de trabalho por disciplinas e programas de trabalho extracurriculares;
    • conformidade dos recursos metodológicos e de biblioteca e informação com exigências obrigatórias (resumidamente);
    • conformidade do equipamento técnico‑material e do corpo docente com exigências obrigatórias (resumidamente);
    ‑ resultados da avaliação final estadual (por dinâmica, média de notas);
    ‑ conclusões sobre a dinâmica da qualidade de formação dos alunos por níveis de educação (por séries), confirmadas pelos resultados de avaliação intermediária dos alunos, monitoramentos federais e regionais, pesquisas comparativas e internacionais;
    ‑ número e proporção de alunos participantes, premiados e vencedores de olimpíadas nacionais, diversos concursos, mostras, conferências científico‑práticas;
    ‑ resultados dos alunos obtidos por meio da implementação do programa de educação e socialização dos alunos, bem como outros resultados considerados importantes e significativos pela instituição educacional.
    5.1.4. “Demanda dos graduados”
    ‑ ingresso em várias instituições educacionais;
    ‑ inserção no mercado de trabalho após conclusão da educação nas principais modalidades de educação geral básica e média.
    5.1.5. Avaliação do corpo docente.
    ‑ dotação de pessoal docente e outros funcionários na instituição educacional;
    ‑ nível de formação e qualificação do corpo docente;
    ‑ distribuição dos professores por idade e tempo de serviço;
    ‑ continuidade do desenvolvimento profissional dos docentes e demais funcionários da instituição educacional (ver Anexo);
    ‑ participação em concursos profissionais, conferências, seminários etc. de vários níveis, publicação de artigos e materiais metodológicos em diversas, inclusive edições eletrônicas (nível e qualidade das publicações, formas de participação e nível dos eventos etc.);
    ‑ indicadores gerais e as conquistas mais significativas dos funcionários da escola (listas de publicações e participação de professores em diversos eventos podem ser apresentados como anexos ao relatório analítico);
    ‑ principais resultados da atividade de associações profissionais de docentes;
    ‑ trabalho com novos especialistas;
    ‑ seminários, conferências e outros eventos realizados com base na instituição educacional destinados a melhorar a qualidade do suporte metodológico à atividade educacional;
    ‑ organização e resultados da atividade inovadora. principais resultados da atividade de associações profissionais de docentes, trabalho com novos especialistas, seminários, conferências e outros eventos realizados com base na instituição educacional, voltados para aprimorar a qualidade do suporte metodológico à atividade educacional, organização e resultados da atividade inovadora.
    5.1.6. Avaliação do suporte metodológico, de biblioteca e de informação.
    • número total de unidades do acervo da biblioteca e grau de sua novidade;
    • volume do acervo de literatura didática, metodológica e artística na biblioteca;
    • demanda pelo acervo da biblioteca e pela base informacional;
    • periódicos existentes;
    • acervo de mídia e eficácia de seu uso;
    ‑ análise de materiais que refletem a eficácia do uso de tecnologias de TIC na atividade educacional e desenvolvimento do ambiente informacional da instituição de ensino geral.
    5.1.7. Avaliação da qualidade da infraestrutura material e técnica
    ‑ conformidade com os requisitos de SanPiN, regras de segurança contra incêndio, requisitos de segurança do trabalho e proteção dos participantes nas relações educacionais, requisitos dos padrões federais de educação geral;
    • dotação de computadores para alunos e professores;
    • presença de projetores multimídia, quadros interativos e dispositivos por unidade de corpo docente;
    • existência de laboratórios e/ou oficinas, salas especializadas por corpo docente;
    • existência de laboratórios interativos eletrônicos, equipamentos laboratoriais e de demonstração etc.
    Deve refletir‑se a dinâmica de desenvolvimento da infraestrutura material e técnica nos últimos 3 anos, destacar direções prioritárias de seu desenvolvimento, especificar os resultados do trabalho da administração para aprimorar a infraestrutura material e técnica no período do relatório, inclusive por atração de recursos adicionais.

  6. Disposições finais

  7. A responsabilidade pela preparação, publicação oportuna no site oficial da IE do relatório de autoavaliação e pela veracidade das informações nele contidas cabe à pessoa responsável pela organização e realização da autoavaliação, nomeada pela portaria correspondente.

  8. A responsabilidade pela apresentação do relatório de autoavaliação ao mantenedor cabe ao dirigente da IE.

  9. Alterações e adições ao presente Regulamento são feitas conforme mudanças na base normativa legal.

  10. A iniciativa de introdução de alterações e (ou) adições ao presente Regulamento pode originar‑se das pessoas indicadas no item 2.1.

  11. Alterações e (ou) adições ao presente Regulamento devem ser submetidas a discussão aberta em reunião do grupo de trabalho para realização da autoavaliação.

  12. As alterações ao presente Regulamento são introduzidas se aprovadas pela maioria dos membros do grupo de trabalho e sancionadas por portaria do dirigente da IE.

  13. O Regulamento permanece em vigor até a adoção de novo Regulamento, aprovado nos termos estabelecidos.

Anexo n.º 2 Aprovado pela portaria do Ministério da Educação e Ciência da Federação Russa de 10 de dezembro de 2013 n.º 1324
INDICADORES DE DESEMPENHO DA ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL SUJEITA À AUTOAVALIAÇÃO em 25.06.2015.
N.º
Indicadores
Unidade de medida
1
Atividade educacional

11
Número total de alunos

1.2
Número de alunos segundo o programa de educação geral básica

1.3
Número de alunos segundo o programa de ensino fundamental completo

1.4
Número de alunos segundo o programa de ensino médio

1.5
Número / proporção de alunos com notas “4” e “5” nos resultados da avaliação intermediária, em relação ao total de alunos

1.6
Nota média da avaliação final estadual dos graduados do 9.º ano em língua russa

1.7
Nota média da avaliação final estadual dos graduados do 9.º ano em matemática

1.8
Nota média do exame unificado estatal dos graduados do 11.º ano em língua russa

1.9
Nota média do exame unificado estatal dos graduados do 11.º ano em matemática

1.10
Número / proporção de graduados do 9.º ano que obtiveram resultados insatisfatórios na avaliação final estadual em língua russa, em relação ao total de graduados do 9.º ano

1.11
Número / proporção de graduados do 9.º ano que obtiveram resultados insatisfatórios na avaliação final estadual em matemática, em relação ao total de graduados do 9.º ano

1.12
Número / proporção de graduados do 11.º ano que obtiveram resultados abaixo da pontuação mínima estabelecida no exame unificado estatal em língua russa, em relação ao total de graduados do 11.º ano

1.13
Número / proporção de graduados do 11.º ano que obtiveram resultados abaixo da pontuação mínima estabelecida no exame unificado estatal em matemática, em relação ao total de graduados do 11.º ano

1.14
Número / proporção de graduados do 9.º ano que não receberam diplomas de ensino fundamental completo, em relação ao total de graduados do 9.º ano

1.15
Número / proporção de graduados do 11.º ano que não receberam diplomas de ensino médio completo, em relação ao total de graduados do 11.º ano

1.16
Número / proporção de graduados do 9.º ano que receberam diplomas de ensino fundamental completo com distinção, em relação ao total de graduados do 9.º ano

1.17
Número / proporção de graduados do 11.º ano que receberam diplomas de ensino médio completo com distinção, em relação ao total de graduados do 11.º ano

1.18
Número / proporção de alunos que participaram de diversas olimpíadas, mostras, concursos, em relação ao total de alunos

1.19
Número / proporção de alunos vencedores e premiados em olimpíadas, mostras, concursos, em relação ao total de alunos, inclusive:

1.19.1
nível regional

1.19.2
nível federal

1.19.3
nível internacional

1.20
Número / proporção de alunos que recebem educação com estudo aprofundado de disciplinas específicas, em relação ao total de alunos

1.21
Número / proporção de alunos que recebem educação em regime de ensino direcionado (profiling), em relação ao total de alunos

1.22
Número / proporção de alunos envolvidos em tecnologias de educação a distância, ensino eletrônico, em relação ao total de alunos

1.23
Número / proporção de alunos no regime de programas de ensino em rede, em relação ao total de alunos

1.24
Número total de docentes, inclusive:

1.25
Número / proporção de docentes com ensino superior, em relação ao total de docentes

1.26
Número / proporção de docentes com formação superior pedagógica (perfil), em relação ao total de docentes

1.27
Número / proporção de docentes com formação técnica média, em relação ao total de docentes

1.28
Número / proporção de docentes com formação técnica média pedagógica (perfil), em relação ao total de docentes

1.29
Número / proporção de docentes que receberam pela avaliação atribuição de categoria qualificada, em relação ao total de docentes, inclusive:

1.29.1
Mais alta

1.29.2
Primeira

1.30
Número / proporção de docentes no total de docentes cujo tempo de serviço profissional é:

1.30.1
Até 5 anos

1.30.2
Mais de 30 anos

1.31
Número / proporção de docentes no total de docentes com idade até 30 anos

1.32
Número / proporção de docentes no total de docentes com idade de 55 anos ou mais

1.33
Número / proporção de docentes e funcionários administrativo‑operacionais que nos últimos 5 anos fizeram aprimoramento / recertificação profissional conforme o perfil da atividade pedagógica ou outra realizada na instituição educacional, em relação ao total de docentes e funcionários administrativo‑operacionais

1.34
Número / proporção de docentes e funcionários administrativo‑operacionais que fizeram aprimoramento em aplicação dos padrões estatais federais no processo educativo, em relação ao total de docentes e funcionários administrativo‑operacionais

2
Infraestrutura

21
Número de computadores por aluno

22
Número de exemplares de literatura didática e metodológica do acervo total da biblioteca, contabilizados, por aluno

23
Disponibilidade de sistema de escritório eletrônico na instituição
não

24
Disponibilidade de sala de leitura da biblioteca, inclusive:
não

24.1
Com possibilidade de uso de computadores de mesa ou portáteis
não

24.2
Com mediateca
não

24.3
Equipado com meios de escaneamento e reconhecimento de textos
não

24.4
Com acesso à Internet a partir de computadores na sala da biblioteca
não

24.5
Com impressão controlada de materiais em papel
não

25
Número / proporção de alunos com acesso à internet banda larga (≥ 2 Mb/s), em relação ao total de alunos
362 alunos 100%

26
Área total das instalações onde ocorre atividade educacional por aluno
6,1 m²