Por que é necessário um grande projeto nacional na educação?
Durneva V.I., vice-diretora de atividades educacionais
MBOU “Escola Secundária nº 19 com UIOP”
Não há no mundo nada que possa atingir a perfeição desde o início; pelo contrário, quase toda manifestação começa com a esperança de uma simplicidade tímida e depois alcança uma plenitude incontestável.
Apuleio
A tarefa prioritária do projeto nacional prioritário "Educação" é dar um impulso ao sistema educacional da Rússia, promovendo seu avanço. A ideia do projeto nacional é de valor inestimável. Ele visa a priorização da educação inovadora, que garantirá o sucesso do estado e de seus cidadãos. "A educação deve responder aos desafios globais da construção de uma economia avançada, que hoje só pode se desenvolver com base em inovações científicas e tecnológicas", é o que afirma o projeto. Também se afirma a continuidade entre a educação básica e o ensino superior: "Mas antes que o graduado deixe o banco universitário, ele deve passar por um longo caminho de educação escolar e formação cidadã, chegando à compreensão de que seu conhecimento é uma vantagem na competição no mercado de trabalho, além de ser a melhor oportunidade de ingresso na vida adulta e construção de uma carreira de sucesso. E sua posição patriótica e disposição para contribuir com sua nação são os pilares que formam a sociedade civil".
O acadêmico D.S. Likhachev escreveu: "O amor pela pátria começa com o amor pela família, pela casa, pela escola". Qual escola um aluno do século XXI pode amar? A resposta é uma: aquela na qual ele goste de estudar. Como resultado da implementação do programa de modernização das escolas e da equipagem delas com equipamentos de ponta, já em 2009, a acessibilidade à Internet para as escolas tornou-se universal. Alunos e professores tiveram acesso a bibliotecas eletrônicas, museus, portais online de ciências exatas, humanidades e ciências naturais. Hoje, nas escolas, continua a ser implementado com sucesso o projeto de renovação dos equipamentos didáticos e visuais. Ele se concentra, principalmente, em "modificar o conteúdo da educação, que consiste em uma transição gradual de uma abordagem de ensino centrada em matérias para o objetivo de desenvolver a singularidade e a irrepetibilidade de cada indivíduo, sua responsabilidade por seu destino e o reconhecimento da singularidade dos outros". Em um dos documentos programáticos ("Estratégia de Desenvolvimento da Educação até 2020"), grande atenção é dada à educação voltada para especialidades no nível avançado da educação básica, o que amplia as possibilidades de formação profissional dos alunos. Nas escolas, estão sendo criadas redes de oficinas, laboratórios, grupos de projetos, onde se formam ações universais de aprendizado dos alunos. Nesse contexto, ganha importância e significado especial a direção do projeto de apoio à juventude talentosa. Com a Iniciativa Nacional de Educação "Nossa Nova Escola", iniciou-se a transição para novos padrões educacionais, com foco nos resultados das atividades educacionais e não na assimilação formal do material; no desenvolvimento de um sistema de apoio a crianças talentosas, criação de um ambiente criativo para sua identificação, apoio a sistemas de olimpíadas e concursos, prática de educação extracurricular, aprimoramento de mecanismos para levar em conta as realizações individuais dos alunos na admissão ao ensino superior, e incentivos materiais para os professores, graças aos quais o aluno atingiu altos resultados.
Qual escola um aluno do século XXI pode amar? Resposta dois: aquela na qual o aguarda um amigo talentoso e sábio, um professor-profissional. Sem o aprimoramento do corpo docente, apoio ao ensino nacional, atração de jovens talentosos para a profissão de professor, modernização da formação pedagógica, desenvolvimento de um sistema de atualização profissional, troca de experiências inovadoras entre as instituições educacionais das regiões vizinhas, disseminação da experiência dos melhores professores, os resultados ideais de implementação do projeto são simplesmente impossíveis. É encorajador que, graças ao PNNPO, esteja ocorrendo uma mudança na relação da sociedade civil com o corpo docente do país, com a conscientização de que tratar o professor como um funcionário de apoio é uma prática prejudicial. O projeto nacional "Educação" atraiu atenção para o professor, permitindo olhar a oficina criativa do pedagogo e perceber o trabalho complexo e multifacetado da pessoa que se dedica ao futuro do país.
Qual escola um aluno do século XXI pode amar? Resposta três: aquela na qual se preocupam com sua saúde física e espiritual. Sim, a questão da saúde física dos alunos é a mais urgente: "preservação e fortalecimento da saúde dos alunos: prática de esportes como forma de resolver problemas urgentes, como o uso de drogas, alcoolismo, negligência infantil; alimentação balanceada e quente, atendimento médico, incluindo triagens regulares; implementação de programas preventivos", discussão com as crianças sobre estilos de vida saudáveis, transição de eventos obrigatórios para todos para programas individuais de desenvolvimento da saúde dos alunos – e isso é o que o projeto orienta para a escola.
No entanto, já está claro que, sem o renascimento das tradições humanitárias em nossa educação, a escola russa simplesmente perderá "sua face única". O presidente V.V. Putin, no congresso fundador da Associação Russa de Professores de Língua e Literatura Russa, realizado em novembro de 2013, lamentou que o nível de conhecimento da língua russa, assim como o interesse pela literatura, esteja diminuindo entre os jovens. Ele sugeriu que 2015 fosse declarado o Ano da Literatura. Nesse contexto, como não lembrar das reflexões de Dmitry Sergeyevich Likhachev: "Vejo o século XXI como um século de desenvolvimento da cultura humanitária, uma cultura boa e formativa, que estabelece a liberdade de escolher a profissão e aplicar as forças criativas. A educação subordinada aos objetivos de formação, a diversidade de escolas secundárias e superiores, o renascimento da dignidade própria, que não permite que os talentos se percam na criminalidade, o renascimento da reputação humana como algo superior, que cada um deve valorizar, o renascimento da consciência e do conceito de honra – é isso, em linhas gerais, o que precisamos no século XXI. Não apenas os russos, mas especialmente os russos, porque foi exatamente isso que perdemos em grande parte no nosso desafortunado século XX".
Após a conclusão da primeira fase da implementação do PNNPO, surgiram novas direções. Elas estão sendo realizadas em estreita colaboração com os programas federais "Pessoal científico e científico-pedagógico para uma Rússia inovadora" (2009-2013), "Língua Russa (2011-2015)", "Iniciativa Nacional de Educação 'Nossa Nova Escola'", os projetos "Apoio às principais universidades russas", "Modernização dos sistemas regionais de educação escolar" e outros. Além disso, em 1º de setembro de 2013, entrou em vigor a nova Lei "Sobre a Educação", cuja implementação deve se tornar uma tarefa de toda a nossa sociedade. Tudo isso indica que a implementação do PNNPO está se tornando uma tarefa de toda a sociedade. Portanto, a pergunta: por que um grande projeto nacional na educação é necessário? – já não é mais relevante. A questão mais importante agora é como "todos se mobilizarem" e alcançar os resultados de sua implementação "com total plenitude"!
Como as Equações Diferenciais Estocásticas Averaged de Itô Influenciam a Dinâmica dos Sistemas Hamiltonianos Quasi-Integráveis Excitados por Ruídos Coloridos
Como os Átomos Formam a Matéria: Compreendendo as Ligações Químicas
Como Minimizar o Tempo de Missão com Restrições de Atraso em Sensores de UAV
Como otimizar o carregamento de frotas de ônibus elétricos: desafios e soluções para sistemas inteligentes
Ajuda para Pais: Controle Parental e Segurança na Internet para Crianças
Escola — um Território de Saúde: Seminário sobre Tecnologias de Preservação da Saúde no Processo Educativo
Plano de Trabalho do Defensor dos Direitos da Criança Escola Secundária nº 2 de Makaryeva Ano Letivo 2018-2019
O Método de Projetos no Ensino de Tecnologia para Escolares

Deutsch
Francais
Nederlands
Svenska
Norsk
Dansk
Suomi
Espanol
Italiano
Portugues
Magyar
Polski
Cestina
Русский