K.A. Kulkov¹˒², E.M. Kozulin¹˒², A.A. Bogachev¹, G.N. Knyazheva¹˒², I.M. Itkis¹, K.V. Novikov¹˒², I.V. Vorobiev¹
¹Laboratório Flerov de Reações Nucleares, Instituto Conjunto de Pesquisas Nucleares (JINR), Dubna, região de Moscou, 141980 Rússia
²Universidade Estadual de Dubna, Dubna, região de Moscou, 141982 Rússia
E-mail: [email protected]

A fissão dos núcleos pré-actinídeos é caracterizada predominantemente como simétrica, mesmo em baixas energias de excitação. Recentemente, em experimentos sobre a fissão β⁺ retardada do núcleo 180Tl [1], foi observada uma distribuição de massa assimétrica dos fragmentos de fissão de seu núcleo-filho 180Hg com uma energia de excitação de alguns MeV. Vale notar que, na fissão simétrica deste núcleo fortemente deficiente em nêutrons, seria esperado o surgimento de dois fragmentos – núcleos semimágicos 90Zr (N = 50, Z = 40). No entanto, na fissão do 180Hg, foi observada a formação de um fragmento leve com massa de 80 u e de um fragmento pesado com massa de 100 u. Portanto, o estudo das propriedades de fissão dos núcleos pré-actinídeos é extremamente importante.

Assim, propomos estudar as reações 36Ar+144Sm e 90Zr+90Zr, que levam à formação do núcleo composto 180Hg em uma ampla faixa de energias de excitação. Na reação 36Ar+144Sm, foram observadas a fusão-fissão e a fissão rápida. Um procedimento especial de subtração da matriz M-TKE [2] permitiu separar esses dois processos. A reação 90Zr+90Zr foi medida em uma ampla faixa de energias. A assimetria de massa do canal de entrada nesta reação é igual a 0. Em altas energias incidentes, todos os três possíveis mecanismos de reação — fusão-fissão, quasefissão e fissão rápida — contribuem para as distribuições M-TKE dos produtos de reação do tipo fissão. A separação das distribuições bidimensionais M-TKE dos fragmentos binários correspondentes a diferentes mecanismos de reação permitiu obter as principais características de cada processo. Um espectrômetro de tempo de voo de dois braços CORSET foi utilizado para medir as distribuições M-TKE.

A.N. Andreyev, J. Elseviers, M. Huyse et al., Phys. Rev. Lett. 105, 252502 (2010).
E.M. Kozulin et al., Phys. Lett. B 819 (2021) 136442.