"Escola Falante"
Equipe do centro de imprensa escolar


Recebemos visitantes

No dia 1º de dezembro, nossa escola organizou um evento para futuros alunos da educação infantil, com a presença de pequenos convidados e seus educadores. Nas salas de aula, os alunos da quarta série apresentaram uma peça baseada no conto "Sob o cogumelo". Antes disso, os atores explicaram para as crianças as regras de comportamento no teatro, e elas ouviram atentamente, comportando-se como adultos: não se levantaram e não fizeram barulho. Após a peça, a professora fez perguntas aos pequenos para verificar se estavam prestando atenção. As crianças responderam em coro e como presente, todos receberam folhas para colorir. Os pequenos ficaram surpresos e muito felizes com o presente. Após a apresentação, os atores se curvaram para o público jovem e os convidaram para o auditório, onde novos espetáculos de outros alunos estavam esperando. Os alunos da classe 4B apresentaram a peça teatral "A Princesa Outono e seu mau humor", com Aline Smetanina no papel principal de princesa. Todos se esforçaram muito, seja na escolha dos figurinos ou na entonação das falas. A turma 3B, sob a orientação da professora Goliatina I.V., também encantou os espectadores com uma peça interessante e educativa sobre o clima de outono. Além disso, todos adoraram como Aline Smirnova e Sasha Antoshkina recitaram poemas de maneira sincera e expressiva.

Em seguida, Olga Vladislava Beliaeva conduziu o jogo "O Riacho" com nossos pequenos convidados. E no final do programa de concertos, os alunos do 3º ano apresentaram a dança com lenços "Céu azul, nuvens brancas". Gostamos muito da ideia criativa do coreógrafo, em que os lenços se entrelaçavam formando padrões e criando desenhos. Foi muito bonito. As crianças ficaram fascinadas assistindo aos artistas no palco. Elas estavam pela primeira vez na escola, vendo os alunos e, de alguma forma, sentindo o ambiente escolar... Talvez, não demore muito e possamos ver essas mesmas crianças, que recentemente estavam na plateia, subindo ao palco da escola.

Shakhova E., Chernishova A.


A Academia de Agricultura de Kostroma convida os vestibulandos

No dia 30 de novembro, os alunos dos 9º e 10º anos tiveram a oportunidade de conhecer representantes da KGSHA (Academia Agrícola Estadual de Kostroma). Durante o evento, professores e estudantes de vários departamentos, como engenharia e tecnologia, eletricidade, economia, entre outros, falaram sobre os prós e contras dessas especializações, sobre quais exames precisam ser feitos para entrar na universidade e a pontuação necessária no ENEM para aprovação. Além disso, os alunos prepararam uma apresentação cultural com danças e músicas folclóricas russas. A KGSHA é, de fato, uma boa opção para o futuro educacional dos jovens. Lá, tudo é bem planejado: hospedagem, bolsas de estudo e até viagens ao exterior. Os participantes foram muito acolhedores e amigáveis. Para nós, que estamos nos formando, essa informação é muito relevante, pois já está na hora de começarmos a pensar em nossa futura profissão. Parece que os estudantes do ensino médio tiraram suas conclusões e agora sabem o que buscar no futuro.

Chernishova A.


No Festival "Estrela de Belém"

O grupo de teatro da nossa escola, após vencer a etapa municipal do concurso, apresentou sua peça "Noite de Belém" no palco do Palácio da Criatividade Jovem em Kostroma. Apesar da forte ansiedade, todos os atores cumpriram bem sua tarefa e se apresentaram de forma digna, conquistando os aplausos do júri e do público. Valéria Andreyanova, que interpretou o papel principal, foi premiada com um diploma de excelência no teatro.

Equipe de teatro da escola antes da apresentação
(Ershov E., Markov I., Khromova A., Kurtova K., Manikhina D., Olonicheva A., Andreyanova V., Myasnikova S.)


Jogo de Caça ao Tesouro: Os alunos mais velhos participaram do "Labirinto das Profissões"

Os alunos tiveram que visitar várias estações indicadas no mapa, onde foram recebidos por profissionais de diferentes áreas. Cada um deles falou sobre sua profissão, usando diferentes técnicas profissionais, e deu uma tarefa específica. Por exemplo, O.N. Chikilevskaya, funcionária do departamento de trânsito, mostrou um vídeo sobre segurança nas ruas da região e desafiou os alunos a se colocarem no lugar de um inspetor de trânsito, pedindo para eles ensinar sobre regras de trânsito, cinto de segurança e uso de elementos refletivos. A diretora do museu local, V.V. Isachenko, falou de forma envolvente sobre o trabalho do museu e apresentou disciplinas como bonística, numismática e muito mais. A bibliotecária da biblioteca infantil, O.A. Senina, pediu aos alunos para mostrarem suas habilidades teatrais, convidando-os a interpretar papéis de personagens famosos de livros e filmes. A jornalista do "Makarievsky Vestnik", T.N. Danilovich, falou sobre como se faz um jornal e convidou os alunos a participarem espontaneamente de um concurso sobre o Dia das Mães. Todos cumpriram as tarefas com criatividade e carinho.

Queremos agradecer muito aos convidados que nos ensinaram sobre várias profissões. Quem sabe, no futuro, os alunos que participaram deste evento se tornarão profissionais da nossa cidade.

(Por materiais do jornal "Makarievsky Vestnik")


A Jogo de Caça ao Tesouro foi um grande sucesso!
Aqui estão os comentários dos participantes e da administração da escola sobre o evento:

Olga Filatova, 11º ano:

  • Durante o jogo, visitamos várias estações, onde profissionais de diferentes áreas nos explicaram sobre suas profissões. Cada especialista nos contou os prós e contras de seu trabalho. Aprendemos muitas coisas novas e interessantes. Em cada estação, tivemos uma atividade interativa. Acredito que esse evento nos ajudou a entender melhor as diversas profissões. Onde mais podemos aprender sobre elas se não diretamente com os especialistas? Esse tipo de conversa nos ajuda a tomar decisões sobre o nosso futuro profissional.

Alina Khromova, 8º A:

  • No jogo de caça ao tesouro, percebi quantas profissões incríveis existem. Por exemplo, o diretor do museu local nos contou muito sobre o desenvolvimento das comunicações ao longo do tempo, desde a pomba correio até o celular. Também aprendemos sobre diferentes tipos de museus (museu de história natural, museu temático, museu histórico). Eu percebi que há muitas profissões, e todas merecem nossa consideração.

Matvei Petrovets, 8º B:

  • O evento foi muito interessante. Nos deram tarefas criativas. Conhecemos várias profissões e até experimentamos algumas delas. Entendemos o que é preciso para se tornar um profissional. Foi divertido e educativo.

Dmitry Smirnov, 11º ano:

  • Na nossa escola, aconteceu um evento educativo. Fomos divididos em equipes, recebemos mapas com enigmas e fomos para as estações: "Biblioteca", "Museu", "GIBDD", "Jornalismo". Lá, aprendemos muito sobre essas profissões. Havia muitas informações úteis que podem influenciar a nossa escolha profissional. Nosso 11º ano ficou em primeiro lugar. O jogo foi maravilhoso, e estamos felizes que nossa escola promova esse tipo de evento!


Leituras de Zharov na nossa escola

No dia 11 de novembro de 2016, nossa escola organizou o evento "Leituras Zharov". Durante o evento, aprendemos sobre a vida e obra do grande homem, nosso conterrâneo, Sergey Alexeyevich Zharov. Fomos apresentados à sua biografia e difícil trajetória de vida, e soubemos mais sobre sua contribuição para a cultura mundial, criando o famoso coro "Cossacos do Don". Assistimos a vários filmes relacionados à sua obra e biografia. Até tivemos a oportunidade de ouvir e ver algumas apresentações do coro. Tudo isso foi organizado pelo coro de câmara "Aquários Musicais", dirigido por Irina Vladimirovna Kosterina. Durante a apresentação, ouvimos canções do repertório dos famosos "Cossacos do Don". A música criada pelos artistas gerou uma atmosfera mágica no salão.

Eu gostei muito desse evento. Fiquei com muitas boas impressões e emoções positivas. A música maravilhosa abre a alma para algo novo e belo. Espero que tais eventos aconteçam cada vez mais, para que possamos aprender sobre pessoas incríveis que viveram em nossa terra natal, Makariev. Agradeço muito aos organizadores pelo seu trabalho!

Anastasia Ignatieva, 11º ano


Recentemente, nossa escola organizou um evento dedicado ao trabalho de Sergey Alexeyevich Zharov. O coro de Sergey Zharov é mundialmente conhecido, mas quantos de nós realmente conhecemos sua história? Poucos, com certeza. Mas o maestro do coro, Sergey Alexeyevich Zharov, é nosso conterrâneo.

O grupo "Aquários Musicais" nos apresentou a história da vida e obra do compositor. Durante o evento, os alunos conheceram o difícil caminho que ele percorreu. Foi exibida uma apresentação com fatos únicos da vida de Zharov, juntamente com gravações dos concertos do coro. O grupo "Aquários Musicais" apresentou algumas músicas do repertório do coro dos Cossacos do Don.

O evento foi realmente impressionante. A música ao vivo tocou os lugares mais profundos da nossa alma. A canção "Valsa Antiga" foi particularmente marcante. A equipe fez um trabalho impressionante para trazer a música de Sergey Zharov de volta à sua terra natal. Quero agradecer a todos que preservam e compartilham o trabalho desse grande compositor russo.

Olga Filatova, 11º ano