Evguêni Aleksandrovitch Koulkin

Membro da União dos Escritores da Rússia, diretor da filial de Volgogrado do Centro de Cultura Espiritual F. Ushakov

Nascido em 15 de maio de 1929, na cidade de Novoanninski, região de Volgogrado.

Entre a plêiade de escritores de Volgogrado cuja obra reflete a história da nossa região, Evguêni Koulkin ocupa um lugar especial.

Evguêni Aleksandrovitch entrou na literatura como poeta. É autor de seis coletâneas de poesia: Primeira Livro, Sinais Distintivos, Vou ao Chamado, Mandamento, Chuva Repentina, Ancoradouro das Canções.

Os leitores conhecem não apenas seus poemas — ele é conhecido principalmente como autor das trilogias Pecado Mortal, Século Perdoado, Khazaran, dos romances sobre a Batalha de Stalingrado O Santo do Campo Minado, sobre o passado histórico de Tsaritsin O Sinal do Perigo, da novela sobre a infância cossaca O Último Dia do Verão e de muitos outros livros. Pela trilogia Pecado Mortal, o escritor foi o primeiro laureado com o prêmio da cidade-herói Volgogrado.

A obra de Evguêni Koulkin evidencia que o escritor se tornou um elo entre o passado e o futuro, sendo um guardião da palavra russa autêntica. Seus trabalhos são impregnados de colorido cotidiano vívido, profundo conhecimento dos costumes e da psicologia dos cossacos. Um dos temas centrais de sua obra é o problema da falta de espiritualidade.

Os personagens das duas coletâneas de contos publicadas em Moscou e Volgogrado — O Arco com o Sino e Feno das Viúvas — são dedicados a esse tema.

Durante muitos anos, Evguêni Koulkin trabalhou como jornalista e editor de rádio; conhece a vida do interior não por ouvir dizer. É um mestre da pintura com palavras. Essa característica de sua criação permitiu ao Instituto de Pesquisa da História da Língua Russa da Universidade Estadual de Volgogrado iniciar o estudo da, em muitos aspectos, única forma de pensamento imagético do autor e compilar um glossário do romance Pecado Mortal, indicando as páginas de uso de cada forma verbal, o que é necessário para a criação do dicionário dos dialetos do Don.

Pela trilogia Século Perdoado (romances Ruína, Atentado, Tentação), E. Koulkin foi laureado com o Prêmio Nacional "Stalingrado", em 2003, ano do jubileu da vitória em Stalingrado.

O Instituto de Pesquisa da História da Língua Russa preparou várias teses de doutorado e mestrado, tendo vencido dois subsídios da Academia de Ciências da Rússia com base na obra do escritor E. Koulkin.

Tendo iniciado sua atividade em 1956,