Barnaul

Em 2014, a Casa Estadual de Cultura Popular de Altai (AGDNT) funcionou como uma instituição autônoma. Durante o ano, surgiram alguns problemas relacionados ao cumprimento da tarefa governamental. A tarefa governamental foi aprovada pela Administração de Cultura e Arquivos do Território de Altai, mas o financiamento foi principalmente destinado ao pagamento dos salários dos funcionários e ao pagamento de serviços públicos. Em 2013, o financiamento da programa federal era de 900 mil rublos, enquanto em 2014 foi quase metade disso, 500 mil rublos. No quarto trimestre, o financiamento foi reduzido, o que resultou no desligamento de telefones, sistemas de alarme, e na falta de recursos para a compra de combustíveis e lubrificantes e material de escritório. Apesar do financiamento insuficiente, as metas da tarefa governamental foram cumpridas e até superadas. Cada evento foi devidamente preparado e realizado com qualidade.

O pagamento dos salários aos funcionários foi feito pontualmente, já que não houve atrasos no financiamento por parte do patrocinador. De acordo com o "Regulamento sobre Remuneração", também foram pagas as gratificações.

A AGDNT também organizou eventos culturais em parceria com a Administração de Cultura e Arquivos. Nos orçamentos desses eventos, foram incluídas despesas com o trabalho de diretores e grupos artísticos, mas os custos da instituição com a realização desses eventos não foram considerados.

O ano de 2014 foi não só o Ano da Cultura, mas também o 85º aniversário do nascimento de V.M. Shukshin. As etapas zonais do III Festival Estadual de Cultura Popular "Kalina Krasnaya" aconteceram em Novoaltaysk, nos povoados de Pavlovskoye, Troitskoye, Kosikha, Topchikha e Mamontovo. Participaram 168 grupos criativos e 104 artistas, totalizando mais de 2300 participantes de 51 territórios do estado. Em 26 de julho, na vila de Srostki, no distrito de Biysk, ocorreu o concerto de encerramento com as melhores performances dos grupos e artistas do festival.

No VII Festival Estadual de Canto e Coro "L.S. Kalinkin", dedicado ao 80º aniversário do nascimento do maestro, participaram 194 coros e solistas dos mais variados estilos musicais. O número total de participantes foi superior a 2500. O concerto final com os laureados do festival ocorreu em 9 de maio, no aniversário de L.S. Kalinkin, em Barnaul.

Eventos dedicados ao 75º aniversário do nascimento do compositor M.S. Starikov também atrairam grande público. As apresentações ocorreram no Museu Estadual de História, Literatura e Cultura de Altai, na vila de Zhilino, no Teatro Dramático Estadual de Altai em Barnaul, entre outros locais.

De janeiro a maio, o estado sediou a primeira fase do festival estadual "Pela Vida na Terra". Para o concurso de roteiros dedicados ao Dia da Vitória, foram apresentados 15 roteiros de 10 distritos e 4 cidades de Altai. Como parte do Festival Nacional de Cultura Popular "Salute à Vitória", dedicado ao 70º aniversário da vitória na Grande Guerra Patriótica, foi realizada a segunda fase do festival "Pela Vida na Terra", com 27 programas temáticos apresentados em cidades como Yarovoe, Biysk, Aleisk e Novoaltaysk. O concerto final ocorreu em 7 de dezembro no Palácio da Cultura de Barnaul.

De 13 a 16 de junho de 2014, as XIV Olimpíadas Delficas de Altai, dedicadas ao Ano da Cultura e ao 60º aniversário da colonização de terras virgens, foram realizadas em Klyuchi, no distrito de Klyuchevsky, com mais de 700 participantes de 9 cidades e 32 distritos do estado.

Entre outras iniciativas, destacam-se as encontros de grupos veteranos, o Festival de Cultura Popular dos Idosos "Canções do Destino da Rússia", e o Concurso Aberto de Cantores de Altai "Nota Dourada".

No campo da cultura tradicional, foi realizado o festival interregional "Dias da Rússia em Biruzovaya Katun", com várias atividades de valorização do folclore e da cultura popular.

Em novembro, Barnaul sediou a V Oficina Criativa Estadual "Folclore e Juventude", com a participação de jovens líderes de grupos folclóricos de diferentes distritos. Também foi realizado um festival de cultura tradicional "Tradições de Altai" no distrito de Rebrikha.

O ano de 2014 também foi marcado pela realização de importantes eventos em parceria com outras instituições culturais e pela realização de seminários e oficinas destinados à melhoria da formação dos trabalhadores da cultura e ao fortalecimento da rede de instituições culturais municipais.

Além disso, o AGDNT participou de várias pesquisas, monitoramentos e estudos socioculturais para melhorar a qualidade dos serviços culturais prestados à população.