S. V. Trigorly, A.A. Gashnikov
Universidade Técnica Estadual de Saratov, Yuri Gagarin
Resumo. Por meio da modelagem matemática de uma instalação de micro-ondas do tipo metodológico baseada em uma câmara de onda contínua, foram obtidas as principais características dessa instalação, dependendo do material úmido escolhido e de suas propriedades físicas.
Palavras-chave: instalação de micro-ondas, secagem de dielétricos, sistema de controle, modelagem matemática.
A aplicação de energia de micro-ondas permite intensificar os processos de secagem e aumentar a produtividade das instalações industriais [1,2]. Em câmaras de micro-ondas com onda contínua (KBO), é mais simples garantir o transporte e secagem de dielétricos finos e longos. Se a largura desse dielétrico for maior que a largura da parede estreita do guia de ondas, o dielétrico processado é transportado por fendas estreitas localizadas ao longo do guia de ondas, no meio das paredes largas [1]. Na Figura 1, é mostrada o diagrama de uma secadora de micro-ondas com interação transversal da onda eletromagnética e o dielétrico processado, apresentando um guia de ondas curvado (meandro) com várias seções de guia de ondas.
Neste trabalho, foi realizada uma modelagem matemática dos processos de secagem de materiais dielétricos finos com micro-ondas em câmaras de onda contínua com interação transversal, com o objetivo de alcançar a qualidade necessária do processamento térmico (temperatura e umidade desejadas) e escolher os parâmetros ótimos da instalação e os modos de operação.
Na primeira etapa do trabalho, foi feita uma análise das instalações de micro-ondas existentes para secagem de materiais dielétricos finos, resultando na escolha de uma câmara de micro-ondas baseada em um guia de ondas retangular com interação transversal da onda eletromagnética e o material processado [1]. A instalação proposta para a secagem de materiais dielétricos com micro-ondas (Figura 1) é composta pelos seguintes elementos principais: fonte de alimentação e gerador de micro-ondas operando na frequência de 2450 MHz; câmara de micro-ondas com onda contínua e interação transversal; sistema de aquecimento do ar na câmara de trabalho e remoção de vapores de umidade; motor elétrico para movimentar o dielétrico na câmara de trabalho; sensores do processo tecnológico (para controle da temperatura e umidade do dielétrico); sensores de controle de influências (potência do gerador de micro-ondas, velocidade do movimento do objeto, temperatura do ar na câmara de trabalho); sensor de fluxo de ar no sistema de ventilação para remoção de vapores de umidade; sensores de influências externas (tensão da rede, temperatura do ar ambiente, consumo de energia elétrica); sistema de controle [2].
Figura 1. Diagrama da instalação de micro-ondas com interação transversal
Para a modelagem da secagem de materiais dielétricos finos em KBO com interação transversal, foi utilizada a metodologia descrita em [2]. Esta metodologia é destinada ao cálculo da secagem suave no campo de micro-ondas (temperatura do objeto não superior a 100°C). Abaixo estão as fórmulas de cálculo para a distribuição de temperatura (1) e umidade (2) na seção i da secadora de micro-ondas [1]:
onde:
-
— potência do gerador de micro-ondas;
-
— largura da parede estreita do guia de ondas;
-
— espessura do dielétrico;
-
e — calor específico e densidade do dielétrico;
-
— velocidade de movimento do dielétrico;
-
— coeficiente de troca de calor por convecção e evaporação;
-
— constante de atenuação da onda eletromagnética;
-
— calor latente de evaporação.
A constante de atenuação, dependendo da temperatura, é determinada pela fórmula [1]:

Deutsch
Francais
Nederlands
Svenska
Norsk
Dansk
Suomi
Espanol
Italiano
Portugues
Magyar
Polski
Cestina
Русский