PARTE 3.
TEMA 1. Sistemas dispersos. Formas de expressão da concentração das soluções.
As soluções têm grande importância para os organismos vivos. Processos físico-químicos complexos no organismo humano, animal e vegetal ocorrem em soluções. As soluções são os principais líquidos fisiológicos: plasma sanguíneo, linfa, suco gástrico, entre outros.

Muitos medicamentos são usados na forma líquida, como, por exemplo, a solução salina (0,9% de NaCl), que tem a composição semelhante ao plasma sanguíneo e é administrada na corrente sanguínea em algumas doenças. Na medicina, utiliza-se amplamente a solução alcoólica de iodo a 5% para tratamento de feridas, arranhões e áreas operatórias. Em alguns casos de doenças alérgicas, os adultos recebem uma solução de cloreto de cálcio (CaCl2) a 10%.

O conhecimento das propriedades das soluções e das formas de expressão da concentração é essencial para a formação do farmacêutico. O farmacêutico deve ser capaz de preparar formas farmacêuticas conforme prescrições e exigências das instituições de saúde, incluindo formas líquidas. Para isso, é necessário saber realizar os cálculos necessários e conhecer os métodos de preparação de soluções com diferentes concentrações.

Tarefas para resolução independente:

  1. A solução de Lugol, utilizada na prática otorrinolaringológica para aplicação na mucosa da boca e garganta, contém 17 ml de água, 1 g de iodo e 2 g de iodeto de potássio. Calcule as frações em massa de iodo e iodeto de potássio na solução de Lugol.

  2. Para o tratamento das gengivas, foi preparada uma solução de 5 ml de solução de H2O2 a 30% e 15 ml de água destilada. Calcule a fração em massa de H2O2 na solução obtida. (Considere a densidade da solução igual a 1 g/ml).

  3. Na prática médica, são utilizados soluções aquosas de permanganato de potássio com diferentes concentrações. Calcule a massa de KMnO4 e o volume de água necessários para preparar 100 g de solução aquosa a 3% de permanganato de potássio.

  4. Quais as massas de sal e água necessárias para preparar 500 g de solução de NaCl a 0,9%? Essa solução é chamada fisiológica e é amplamente utilizada na prática médica.

  5. Na medicina, utiliza-se a solução alcoólica de iodo a 5% para o tratamento de feridas, arranhões e áreas operatórias. Qual o volume de solução alcoólica de iodo a 5% pode ser preparado com 10 g de iodo cristalino? A densidade da solução é 0,950 g/ml.

  6. Em casos de queimaduras por álcalis, a área afetada pela pele é lavada com água por 10-15 minutos, e em seguida neutralizada com uma solução contendo 2% de ácido acético. Qual a massa de essência de vinagre com 60% de ácido necessário para preparar 600 g de solução a 2%?

  7. Em casos de queimadura por ácido, utiliza-se solução de bicarbonato de sódio a 3% para neutralização. Quantos gramas de solução contendo 25% dessa substância e água serão necessários para preparar 100 g de solução a 3%?

  8. Em alguns casos de doenças alérgicas, os adultos são tratados com uma solução de cloreto de cálcio (CaCl2) a 10% e as crianças com uma solução a 5% de CaCl2. Calcule as massas das soluções a 10% e 2% de CaCl2 necessárias para preparar 400 g de solução a 5% de CaCl2.

  9. De 400 g de solução de ácido sulfúrico a 50%, foram evaporados 100 g de água. Qual será a fração em massa de H2SO4 na solução restante?

  10. Para 500 ml de solução de ácido nítrico a 30% (densidade de 1,20 g/ml), adicionou-se 1 l de água. Qual a fração em massa de HNO3 na solução final?

  11. Para 100 ml de ácido sulfúrico a 96% (densidade de 1,84 g/ml), adicionou-se 400 ml de água. Qual a fração em massa de H2SO4 na solução final?

  12. Em 200 g de água, dissolveram-se 25 g de sulfato de cobre CuSO4∙5H2O. Qual é a concentração de sulfato de cobre (II) na solução obtida? O sulfato de cobre tem propriedades adstringentes e antissépticas.

  13. Determine a fração em massa de Na2SO4 na solução obtida ao dissolver 84 g de Na2SO4∙10H2O em 300 g de água. O cristalo-hidrato Na2SO4∙10H2O, também conhecido como sal de Glauber, é usado na medicina como laxante e pode ser usado como antídoto contra intoxicações por sais de bário e chumbo.

  14. Prepare 100 g de solução a 5% de MgSO4 a partir do cristalo-hidrato MgSO4∙7H2O. O sal tem ampla aplicação médica em injeções, como antiespasmódico, anticonvulsivo e analgésico, e oralmente como laxante.

  15. Quantos gramas de soluções a 30% e 3% de peróxido de hidrogênio serão necessários para preparar 540 g de solução a 6%? A solução de peróxido de hidrogênio tem propriedades antissépticas.