Instituição Educacional Autônoma Municipal
“Escola Secundária nº 19 – Corpo Cadete ‘Vitória’”

Formação de Habilidades Duradouras de Ortografia
por meio do Uso de Algoritmos nas Aulas de Língua Russa

Natalia Viktorovna Mitkina,
Professora de Língua Russa e Literatura
MAOU “Escola Secundária nº 19 –
Corpo Cadete ‘Vitória’”

Stary Oskol
2016

Conteúdo
Informações sobre a experiência………………………………3

Tecnologia da experiência…………………………………...8

Resultados da experiência…………………………….17

Lista bibliográfica………………………...19

Anexo à experiência………………………………..21

Tema da experiência
“Formação de habilidades duradouras de ortografia por meio do uso de algoritmos nas aulas de língua russa”

Seção I
Informações sobre a experiência
Condições de surgimento e desenvolvimento da experiência
A experiência de trabalho sobre o tema “Formação de habilidades duradouras de ortografia por meio do uso de algoritmos nas aulas de língua russa” surgiu na MBOU “Escola Secundária Geral nº 19 com ensino aprofundado de matérias específicas” em 2013 e está sendo desenvolvida atualmente na MAOU “Escola Secundária nº 19 – Corpo Cadete ‘Vitória’” no distrito urbano de Stary Oskol, na região de Belgorod.
Na fase inicial do trabalho sobre a experiência, foi realizada uma avaliação do nível de alfabetização ortográfica dos alunos. Foi oferecido um texto contendo palavras com diferentes tipos de ortografia (cinco palavras para sete tipos de erros ortográficos). O nível de alfabetização foi estabelecido pelo número de erros em cada tipo de ortografia: nível alto – sem erros ou um erro, nível médio – dois ou três erros, nível baixo – quatro ou mais erros. De 80 alunos das turmas 5 “A”, 6 “A” e 7 “K”, 11 apresentaram nível alto de alfabetização ortográfica (13,6%); 42 apresentaram nível médio (51,8%); e 27 apresentaram nível baixo (33,8%).

Essas características permitiram concluir que a maioria dos alunos não possui habilidades suficientes para identificar erros ortográficos nas palavras e aplicar o material teórico aprendido para determinar a grafia correta de acordo com as normas ortográficas. Tornou-se necessário utilizar meios de ensino nas aulas que possibilitassem o desenvolvimento de habilidades duradouras de ortografia.

Relevância da experiência
O padrão educacional estatal para o ensino fundamental aponta que, ao final do estudo da língua russa, o aluno deve seguir as regras básicas de ortografia na prática da escrita. A alfabetização ortográfica é um dos indicadores do nível geral da cultura da fala, capaz de proporcionar maiores possibilidades de autoaperfeiçoamento e autorrealização da personalidade. Por isso, torna-se de grande importância a busca por meios de ensino que formem habilidades de escrita correta.

No trabalho sobre o tema