Parte 2.
TEMA 5. Algoritmo para a elaboração das equações das reações de oxidação-redução
Ao elaborar as equações das reações de oxidação-redução, é necessário seguir uma sequência específica:
-
Encontrar entre as substâncias iniciais o agente oxidante e o agente redutor
Para isso, primeiramente é preciso atribuir os números de oxidação dos elementos e comparar suas propriedades de oxidação e redução.
2. Escrever os produtos da reação
Determinar corretamente os produtos da reação será facilitado pelos seus conhecimentos sobre a estrutura dos átomos dos elementos, suas propriedades e as propriedades de seus compostos. É importante lembrar que, em reações de oxidação-redução interatômica e intermolecular, o oxigênio livre, geralmente, não se libera. A liberação de oxigênio ocorre quando peróxidos reagem com fortes agentes oxidantes, bem como em algumas reações envolvendo ozônio e flúor. Por exemplo:
2KMnO4 + 5Na2O2 + 8H2SO4 = 2MnSO4 + 5O2↑ + 5 Na2SO4 + K2SO4 + 8H2O
SiO2 + 2F2 = SiF4 + O2↑
PbS + 4O3 = PbSO4 + 4O2↑
Em outros casos, os átomos de oxigênio que fazem parte das moléculas do agente oxidante (ou redutor) se combinam em moléculas de água com a participação de íons de hidrogênio H+, por exemplo:
HNO2 + HI = NO + I2 + H2O
Ao escrever os produtos da reação, é necessário levar em consideração o tipo de ambiente. É importante lembrar que, em um ambiente ácido, formam-se sais de cátions monovalentes, divalentes e trivalentes – cloretos, brometos, sulfatos, nitratos. Para criar um ambiente ácido, geralmente se utiliza ácido sulfúrico diluído. Ácidos clorídrico e nítrico são usados mais raramente para acidificar, pois o ácido nítrico é ele mesmo um agente oxidante, e o ácido clorídrico possui propriedades redutoras na presença de fortes agentes oxidantes. Um ambiente alcalino é geralmente criado com soluções de KOH ou NaOH. Em um ambiente alcalino, não podem ser formados ácidos e óxidos ácidos, apenas sais. Para evitar erros ao escrever os produtos das reações, primeiro devem ser escritos os produtos de oxidação e redução, e só depois as outras substâncias, cujos números de oxidação não mudam no decorrer da reação.
Ácido nítrico. Como resultado da reação do ácido nítrico com metais, dependendo da sua concentração e da atividade do metal, formam-se nitratos, água e diferentes produtos de redução do ácido, conforme mostrado na tabela abaixo.
Metais
Concentração de HNO3
60 %
de 30 a 60 %
< 60 %
Metais ativos (Li — Zn)
NO, NO2
NO2, N2, N2O
N2, NH3, sais de amônio
Metais de atividade média (Cr — Sn)
Não reagem
NO, NO2, N2O, NH3
NO, NO2, N2O, NH3
Metais pouco ativos (Pb – Ag)
NO2
NO
Não reagem
Metais nobres (Au, Pt)
Quais são os melhores tratamentos para a metatarsalgia e como evitá-la?
Como garantir a qualidade de serviço (QoS) e gerenciar perdas em redes de sistemas embarcados e IoT
Como Descrever a Existência de Coisas Animadas e Inanimadas em Japonês
Funções das Membranas Celulares: Transporte e Barrreiras
Notificação sobre Alterações no Texto do Relatório Trimestral do 1º Trimestre de 2021
Sistema de Apoio a Crianças com Baixo Desempenho Acadêmico
Anos de estudo do programa educacional 2025-2029 MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR DA FEDERAÇÃO RUSSA Instituição Federal de Ensino Superior “UNIVERSIDADE ESTATAL DE PETROZAVODSK” (Petrozavodsk State University)

Deutsch
Francais
Nederlands
Svenska
Norsk
Dansk
Suomi
Espanol
Italiano
Portugues
Magyar
Polski
Cestina
Русский