Ramificações em algoritmos. Aula de Números.
Objetivo da aula: estudar a construção algorítmica "ramificação".
Tarefas:

  • Explicar o tema "Ramificações",

  • Ilustrar a definição de ramificação com um algoritmo específico,

  • Preparar para programar essas construções,

  • Mostrar a relevância e conexão com chatbots.

Descrição do material: A singularidade está na conexão do conteúdo teórico com questões atuais para os alunos, como a interação com assistentes de voz e chatbots. A aula é acompanhada de uma apresentação colorida, o que a torna interessante para os alunos e os prepara para entender a temática relacionada à programação.

Desenvolvimento da aula
Aquecimento:

  1. Neste ano, tivemos 2 aulas sobre números. Quem se lembra de quais temas foram abordados? Hoje, vamos nos familiarizar com ASSISTENTES PESSOAIS e como programá-los. O que vocês acham que são esses assistentes? Quem usa assistentes eletrônicos? O que eles sabem fazer? (Chamar um táxi, colocar um alarme, executar um comando de voz. Por exemplo, ligar para qualquer contato na agenda de telefones.) Nossa tarefa é entender os algoritmos que esses assistentes pessoais utilizam e criar algoritmos semelhantes para chatbots.

  2. Nos sistemas Windows e Android, podemos instalar o aplicativo "Alisa" da Yandex. No iOS, a assistente é a Siri, e no sistema Google, podemos usar o Google Assistant. Com quais outros chatbots vocês já interagiram? (Comprar bilhetes de trem, sistemas de Casa Inteligente…)

  3. Vamos conversar com a Alisa. Quem quer fazer uma pergunta para ela? Quantos quilômetros de São Petersburgo a Moscou? Cante a música "Golubói Vagon". Quantos bits tem 1 KB?

  4. Quais assistentes podem brincar conosco? Vamos jogar com o AKINATOR. Harry Potter.

  5. Como programar um robô para que ele funcione em modo de diálogo? Para isso, precisaremos de algoritmos de ramificação.
    Anotem no caderno o tema da aula: "RAMIFICAÇÕES EM ALGORITMOS".
    Ramificação é uma construção algorítmica onde, dependendo do resultado da verificação de uma condição ("sim" ou "não"), escolhe-se uma das duas sequências de ações (ramos). Como o nosso algoritmo terá uma condição, qual figura deve aparecer primeiro na nossa diagramação? O losango sempre terá dois ramos: para a direita e para a esquerda. Eles são chamados de "sim" e "não". Se a expressão lógica for verdadeira, o executor do algoritmo seguirá o ramo "sim" e executará os comandos desse ramo. Se a expressão lógica for falsa, ele seguirá o caminho "não", à direita. Depois, os dois ramos se conectam e o executor segue o caminho comum.

  6. Vamos fazer um fluxograma para resolver o problema: dados os números A e B. O número A é divisível por B? Os números podem ser quaisquer números escolhidos pelo usuário. Qual seria a resposta do executor do algoritmo? E se os números forem 10 e 5? 11 e 3? Vamos desenhar o fluxograma. Todo algoritmo começa com… Depois… Qual função na linguagem algorítmica ajudará a determinar se um número é divisível por outro? A mod B = 0 – significa que A é divisível por B. Se a condição for verdadeira… Caso contrário… Depois, unimos os dois ramos e desenhamos um oval. Fim.

  7. Pode haver mais uma condição na série de comandos do ramo "sim"? Essa ramificação é chamada de ramificação expandida.

  8. Agora, vamos tentar criar um roteiro e fluxograma de ramificação para um chatbot da aula de números.

  9. Resumo da aula:
    Quem fez mais de 50 pontos? Mais de 100? Que tipo de algoritmo foi utilizado? Qual tarefa você mais gostou? Podemos ensinar um assistente a fazer o dever de casa por nós? Qual profissão escolher para criar roteiros para assistentes pessoais?