Em 2018, nos setores principais da economia do município de Tuapse, o volume de mercadorias, trabalhos e serviços aumentou em 14,3%, o resultado financeiro em 27,8%, e o salário médio mensal em 7,6%. O número de empregos nas empresas do município aumentou em 1,4%, e o fundo salarial cresceu em 9%. O volume dos setores principais da economia superou as expectativas do prognóstico em 4,9%, o resultado financeiro consolidado das atividades das empresas foi 39% superior ao previsto, o número de pessoas empregadas na economia aumentou em 4,3%, e o fundo geral de salários foi superior em 6,4%. Em 2018, o índice de desemprego se manteve no mesmo nível de 2017, com 0,3%, o que ficou 0,1% abaixo das previsões. O prognóstico sobre o número de habitantes permanentes para 2018 foi superado em 29,4%. O crescimento econômico de 2018 foi impulsionado pelo setor de transporte, com o volume de serviços de transporte tendo crescido 1,6 vezes, superando as expectativas do prognóstico em 49%.

Na indústria, no setor de lazer, no comércio varejista e na alimentação fora do lar, também houve uma dinâmica positiva. Em comparação com 2017, o volume de produção industrial aumentou em 15,5%. O número de turistas que visitaram o município cresceu em 4,1%, e a receita das empresas do complexo de turismo e saúde aumentou em 1,6%. Na área de consumo, foi criada uma extensa rede de lojas "da esquina" da "Pyaterochka" e dois novos estabelecimentos de alimentação "Burger Rus" foram abertos. O comércio varejista cresceu 0,2%, enquanto o setor de alimentação fora do lar teve um aumento de 4,0%.

No entanto, as expectativas do prognóstico não foram atingidas nos setores de indústria, complexo turístico e de saúde, construção, agricultura, comércio varejista e alimentação fora do lar. As previsões para volumes de investimento e construção de novas residências se mostraram excessivas. Na indústria, o volume de produção foi 2,3% inferior ao de 2016, ao invés do crescimento de 4% previsto. A não execução das metas foi influenciada pela realização de reparos não planejados no setor de energia elétrica e pelo adiamento da conclusão da segunda fase da reconstrução do complexo de refinaria de petróleo.

O volume de produção agrícola e os serviços do setor turístico, além da receita do comércio varejista e alimentação fora do lar, ficaram abaixo das previsões, em grande parte devido à inflação mais baixa do que o esperado. Houve uma queda especialmente acentuada nos preços no setor agrícola. Em comparação com 2016, os preços dos produtos agrícolas caíram 41,8%, ao invés de um aumento de 10% conforme esperado. A produção agrícola, em valores correntes, alcançou apenas 65% das previsões, apesar de a produção física ter superado as expectativas em 22,5%. A receita do setor turístico foi de 90,1% das expectativas do prognóstico.

As empresas do setor de turismo e saúde de Tuapse adotaram uma política de preços flexível. Para aumentar a competitividade no mercado de serviços turísticos, as sanatórios locais restringiram o aumento do custo das pacotes, promovendo ofertas e pacotes de fim de semana com descontos. O prognóstico para o número de camas disponíveis para turistas foi superado em 14,4%, para o número de turistas recebidos foi superado em 5,6%, e o volume físico de serviços prestados foi superado em 100,0%. O comércio varejista atingiu 96,5% das previsões, e a receita do setor de alimentação fora do lar foi 97,3% das expectativas. O desenvolvimento desses setores foi influenciado pela desaceleração do crescimento dos preços e da demanda. Com um aumento esperado de 7,3% nos preços do comércio varejista em 2016, o aumento real foi de 5,5%, e para alimentação fora do lar, a previsão de crescimento de 4,7% foi superada por um aumento real de 4,6%. Uma das razões para a queda dos preços foi a abertura de uma rede de lojas "Pyaterochka" e de restaurantes "Burger Rus" no município de Tuapse. O volume real de vendas no comércio varejista caiu 0,9%, e no setor de alimentação fora do lar, a queda foi de 0,6%. O crescimento esperado era de 1% e 2%, respectivamente. O volume de investimentos atingiu 80,0% das previsões.

Em comparação com as expectativas, os prazos de implementação da segunda fase da reconstrução do complexo de refinaria de petróleo foram prorrogados, a construção de grandes complexos residenciais foi suspensa, e o início da implementação do projeto de expansão do terminal no porto de Tuapse e a construção de uma marina de iates foram adiados. Em 2018, o volume de construção de habitação individual foi reduzido em 21%. Houve uma queda no número de pedidos de registros de habitação individual no âmbito da "Anistia de Casas de Verão", devido a alterações feitas em 4 de agosto de 2018, que determinaram que a construção de casas individuais e de verão em terrenos privados seja feita por notificação, conforme os artigos 51.1 e 55, partes 16 a 21 do Código de Planejamento Urbano da Federação Russa. No setor de construção, o volume de trabalhos em valores correntes diminuiu 48,3% em comparação com 2016, quando a previsão era de uma queda de 11,5%. Em valores constantes, o volume de trabalhos de construção diminuiu em 54,4%, quando o prognóstico indicava uma queda de 22,3%.